Izolda Cela participa de palestra sobre alfabetização e direito à aprendizagem com equidade

14 de setembro de 2020 - 12:15 # # #

Nesta segunda-feira (14), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou de palestra com tema principal voltado para o direito à aprendizagem com equidade. A reunião virtual, organizada pelo Governo do Maranhão, também contou com a presença do Chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Ítalo Dutra. A conversa encerrou evento criado para apresentar a agenda de 2020 do Pacto pela Aprendizagem, com foco nas ações para alfabetização das crianças na idade certa.

A vice-governadora ressaltou a importância do direito à alfabetização visando todo o desenvolvimento da escolaridade do aluno. “É algo imprescindível para garantir a chance de sucesso na sequência da criança, do jovem. Nós sabemos muito bem que a alfabetização precária, seja total ou em nível de analfabetismo funcional, praticamente condena o processo de escolarização”, disse.

Ela também destacou o fator da aprendizagem na idade certa para um melhor desempenho estudantil da criança e do jovem. “As pessoas tem o direito de aprender em qualquer tempo ou época da sua vida, mas o nosso foco sempre  foi ‘fechar a torneira’ das insuficiências para garantir a alfabetização na idade certa. Isso com certeza faz com que o processo aconteça com mais condição de sucesso”, pontuou.

Por fim, Izolda Cela lembrou o papel fundamental das famílias em todo o acompanhamento do crescimento escolar dos alunos. “A família é muito importante no processo da garantia do direito à alfabetização. Quando a escola começa a mostrar respeito, quando existe um sinal de que aquela criança é importante, é impressionante como as famílias compreendem isso e começam a agir a favor, entrando com mais efetividade na garantia da aprendizagem da criança”, concluiu.

Na oportunidade, também estiveram presentes o Diretor Executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, a Coordenadora do UNICEF no território da Amazônia Legal, Anyoli Sanabria, além do Presidente da Seccional Maranhão da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Marcony Wellython Oliveira Pinheiro.