Governo do Ceará é exemplo em encontro virtual sobre educação

21 de agosto de 2020 - 20:07 # # # # #

A educação pública do Ceará esteve no centro do debate na noite desta sexta-feira (21) em um encontro virtual com a vice-governadora cearense Izolda Cela. Ela apresentou as experiências exitosas na cidade de Sobral e como as boas medidas implantadas no município foram estendidas ao Estado. Promovido pelo grupo Mulheres do Brasil, participaram também Thereza Barreto, que contou sobre as experiências em Pernambuco, e Raíssa Alencar, da Paraíba. A mediação foi da professora Rosejara Ramos.

“Em Sobral, tínhamos uma situação assustadora, com crianças dentro da escola, mas que não sabiam ler. Era o analfabetismo perseverando e condenando a perspectiva de sucesso dessas crianças ao longo da vida. Não foi fácil mudar, mas foi simples: foco, prioridade, acompanhamento vigoroso e rigoroso, apoio para as equipes escolares, avaliação e progressivo sentido de responsabilização”, listou Izolda.

O exemplo de Sobral

Em 2005, Sobral esteve em 1.366º lugar nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Dez anos depois, alcançou o primeiro lugar na mesma avaliação e nunca mais caiu. Nesse meio tempo, Izolda Cela esteve como secretária da educação do município e é uma das responsáveis pela implantação das mudanças na cidade.

Segundo ela, desde 1997 a gestão municipal passou a olhar com mais atenção para a educação. “Mas só em 2001 implantamos um projeto de alfabetização na idade certa, enquanto, simultaneamente, corríamos atrás de prejuízo, dando conta da melhor maneira possível daquelas crianças que já estavam no ensino fundamental sem saber ler”. explicou.

Além de chefiar a pasta da Educação em Sobral entre 2001 e 2006, Izolda atuou como secretária estadual da educação entre 2007 e 2014, até ocupar o cargo de vice-governadora do Ceará. “Essas experiências me fizeram ter esperança nas pessoas, nas equipes, porque vi diretores e professores superando dificuldades que pareciam intransponíveis. Se eles fossem sentar e reclamar, atribuir impossibilidades, certamente achariam muitos motivos, mas não fizeram. Pelo contrário, foi um processo de superação e foco”, disse.

Educação cearense

Neste mês, o Ceará atingiu um resultado histórico no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Pela primeira vez na história, todos os 184 municípios cearenses chegaram ao nível desejável de alfabetização.

De acordo com a avaliação aplicada no ano passado, 92,7% das crianças sabiam ler e escrever ao término da alfabetização. Em 2007, apenas 14 municípios estavam no padrão desejável das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

“É essencial a continuidade do compromisso, do foco e da responsabilidade com os resultados perseguidos. As transformações que desejamos um dia alcançar ainda estão muito à frente na estrada”, concluiu a vice-governadora.