Em palestra, Izolda Cela defende importância da formação de lideranças no ambiente escolar

5 de agosto de 2020 - 21:20 # # #

A formação de lideranças foi o tema da palestra da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, na abertura do II Encontro Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Luis Felipe, de Sobral. A reunião virtual precede o início das aulas remotas da instituição, previsto para a próxima segunda-feira (10). O encontro, que contou com a presença do corpo docente, da coordenação e da direção da escola, serviu também para discutir os desafios da educação no cenário de pandemia do coronavírus.

A vice-governadora destacou a importância da sintonia de todos os atores da educação. Para ela, uma das primeiras lições para um bom líder é saber ouvir e aprender com os outros. “Tanto no perfil profissional quanto no pessoal de um indivíduo, ter abertura para aprender, para saber que não sabe tudo, é fundamental”, disse. 

Ela ressaltou também a integração e a união do grupo escolar. “Vejo como a essência desse conceito a existência de um propósito, como em uma partida em que todos têm o seu papel indispensável. Independentemente da posição, para o time ter um bom desempenho cada um tem que dar seu melhor”, afirmou. 

Por fim, Izolda Cela apontou que enxerga a liderança como algo a ser desenvolvido. “Ao invés daquela ideia de líder que concentra toda a gerência, acho bacana a ideia de cada vez mais achar o sentido da liderança em todos, porque cada um tem funções e precisa liderar suas ações. É um compartilhamento de autonomias, de responsabilidades, de comandos e de atribuições”, concluiu. 

Educação na pandemia

Tradicional instituição de ensino em Sobral, a Escola Professor Luis Felipe encara, a partir da próxima semana, o desafio de ofertar aulas virtuais aos alunos. De acordo com a diretora Maria Marly de Lima, são 1.208 alunos matriculados, dos quais cerca de mil já confirmaram presença nas aulas online. “Estamos realizando essas reuniões com os professores, os pais, o grêmio estudantil e todos os servidores da escola para alinharmos esse retorno no próximo dia 10. Paralelamente, estamos fazendo busca ativa de todos os estudantes”, explicou. 

Segundo ela, a Semana Pedagógica também tem a intenção de reunir o corpo escolar e minimizar os desafios do retorno às aulas em meio à pandemia do coronavírus. “Fazemos um apelo aos alunos de que confiem na escola, não encarem este ano letivo como perdido. Temos um grande engajamento de alunos, mas temos também grandes desafios de como chegar a todos os jovens”, concluiu.