Governo do Ceará discute papel da educação no combate às discriminações

29 de junho de 2020 - 21:31 # # #

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou de um debate sobre o papel da educação no combate às diversas formas de discriminação. O encontro virtual ocorreu na noite desta segunda-feira (29), e foi mediado por Andréa Sousa, da organização não governamental Esplar. Participaram também Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, e Edmerson Rei, professor na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e representante da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab).

Izolda Cela ressaltou que o objetivo principal da educação é transformar o mundo para melhor, portanto, a missão de combater discriminações deve ser uma das referências no ensino. À frente da coordenação do Pacto por um Ceará Pacífico, ela lembrou que um ambiente de não-violência também passa necessariamente pela formação educacional daqueles que o compõe.

“A violência já é um subproduto de um jeito de aprender e ver o mundo, e quanto mais enfrentamos essas situações nas teias comunitárias, mais o campo fica aberto para prosperar coisas que não são legais. Penso que quando olhamos para educação, ela já começa cumprindo aquele papel de prevenção mais primária, que trata através dos comportamentos e subjetividades para que nós não tenhamos os subprodutos indesejáveis da violência mais a frente”, disse a vice-governadora.

O professor Edmerson Rei também ressaltou o papel da educação. “Claro que não é a única força atuante nisso, mas tem um papel basilar”, disse. Ele e Eliana Estrela apontaram a importância de tratar esse assunto de forma contextualizada nas diversas realidades. “Precisamos ter estratégias para chegar no chão da escola porque é lá onde temos o maior número de pessoas que interagem, que tem pensamentos e ideologias diferentes, que dialogam e formam um time. E ali elas precisam ser respeitadas”, concluiu a secretária.

Projeto Contexto

O encontro foi promovido pelo projeto Contexto, que reúne organizações com atuação nas áreas de educação contextualizada, práticas restaurativas, cultura de paz, assuntos relacionados a gênero e combate à violência contra a mulher. Na ocasião, foi exibido pela primeira vez o vídeo oficial do projeto.

A iniciativa tem como missão trabalhar em sala de aula essas temáticas que refletem o contexto e a realidade de professores e alunos que vivem no sertão do Ceará. O projeto é co-financiado pela União Europeia e pela ONG We World.