Izolda Cela participa do webinar “A Arte de Cuidar da Inteireza Humana”

26 de maio de 2020 - 17:35

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, na tarde desta terça-feira (26), do webinar “A Arte de Cuidar da Inteireza Humana”. O encontro online faz parte da programação do projeto “Escola: Espaço de Reflexão”, realizado pela Secretaria da Educação (Seduc).

A vice-governadora falou sobre a relação da inteireza humana com o processo educacional. Para ela, é fundamental o cuidado consigo mesmo para a melhoria do ensino nas escolas. “É você, com a sua própria transformação, que vai contribuir com a transformação dos outros. Pra gente ter a pretensão de realizar o nosso objetivo de trazer inteireza para a formação das crianças e dos jovens, a gente tem que se dispor a se transformar, não tem outro caminho”.

Quem também esteve presente foi a vice-reitora da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), Lydia Rebouças. “Estamos em meio a uma pandemia. Nunca nenhum de nós imaginou passar por um momento como esse, e a vida está nos convidando a nos reinventarmos. Cuidar da nossa inteireza, nesse momento, é o mais importante”, explicou.

O webinar contou com a mediação da secretária da educação do Ceará, Eliana Eliana Estrela. Os diálogos também refletiram como as relações de cuidado podem contribuir para o bem-estar geral e a promoção de atitudes positivas, proativas e responsáveis perante o contexto educacional atual.

“Em meio a essa pandemia, precisamos ser como beija-flores, que polinizam muitas plantas. Precisamos criar essa rede do bem. Que bom seria se cada um fizesse a sua parte, ficasse em casa e cuidasse de si e do próximo”, disse Eliana Estrela.

A 4ª edição do “Escola: Espaço de Reflexão” teve início nesta segunda-feira (25) e seguirá até o dia 29 de maio, com programação em ambiente virtual, que inclui webinars, mesas e oficinas temáticas. Com o tema “Construindo Redes de Cuidados e Autocuidados”, a iniciativa busca mobilizar as escolas da rede pública estadual em torno da formação crítica e reflexiva dos estudantes, por meio da abordagem de assuntos que promovam o respeito às diferenças, à diversidade e aos direitos humanos.