Ceará Pacífico: Fórum debate situação das escolas estaduais no Grande Bom Jardim

20 de janeiro de 2020 - 15:20 # # # #

Rodrigo Barros - Texto Carlos Gibaja - Fotos

A Vice-Governadoria recebeu, na manhã desta segunda-feira (20), o Fórum de Escolas pela Paz do Grande Bom Jardim. A reunião foi presidida pela governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, e contou com a presença de diretores das escolas estaduais do Grande Bom Jardim, que debateram sobre a situação atual das instituições de ensino da região.

“Eu não tenho dúvidas de que essas articulações de pessoas que estão em lugares estratégicos, prestando serviços à polulação, é fundamental. Se não houver essa troca de experiência, todo mundo fica lidando com os seus problemas sem construir nada positivo”, disse Izolda Cela.

Na ocasião, foram debatidos alguns problemas enfrentados no ambiente escolar: violência; pobreza familiar (que, muitas vezes, obriga o aluno a largar a escola); alunos com ansiedade, depressão, automutilação e ideação suicida; além da presença de fatores de risco (gravidez precoce e vínculos familiares fragilizados pela violência sexual).

A secretária da Educação, Eliana Estrela, também esteve presente. “Ter um ambiente saudável nas escolas é primordial para o desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos. O Fórum vem fazendo o mapeamento dos problemas encontrados, e estamos trabalhando para que as nossas instituições sejam cada vez melhores para os nossos estudantes”, afirmou.

Como consequência, algumas propostas de intervenção foram apresentadas. Uma delas tratou sobre o atendimento de forma ágil de alunos com problemas emocionais. Também foi proposto cursos para que as famílias tivessem a oportunidade de buscar fontes de renda para auxiliar no sustento das famílias; estabelecimento de um cronograma de planejamento familiar junto aos postos de saúde para a abordagem da gravidez na adolescência; entre outros.

Grande Bom Jardim

O Grande Bom Jardim é dos territórios inseridos no Pacto por um Ceará Pacífico. A região abrange os bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Siqueira, Canindezinho e Granja Portugal.