Ceará Pacífico: jovens do Vicente Pinzón e do Curió participam de oficina sobre inserção no mercado de trabalho

17 de janeiro de 2020 - 17:18 # # # #

Igor Cavalcante - Texto e fotos

Diante de um dos maiores desafios dos jovens atualmente, a inserção no mercado de trabalho, moradores dos bairros Vicente Pinzón e Curió tiveram a oportunidade de participar de uma oficina sobre o tema. Articulado como parte das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), a ideia dos encontros, realizados na última quinta-feira (16) e nesta sexta-feira (17), respectivamente, foi tirar dúvidas e dar dicas aos que estão querendo iniciar a carreira profissional.

Cerca de 200 jovens participaram das duas oficinas. “Foi uma conversa introdutória ao mundo do trabalho, de forma bem objetiva. Esses jovens serão cadastrados e encaminhados para entrevistas, conforme a necessidade do empregador. Vamos também tirar dúvidas sobre temas relacionados ao trabalho, explicar como se portar em entrevista e como elaborar currículo”, disse Camilla Paiva, assessora técnica do Pacto no Vicente Pinzón.

“No Curió, nossa oficina contemplou 72 jovens. Vimos também uma participação grande de familiares. Todas essas pessoas levam o sonho da construção de um projeto de vida, mas principalmente da inserção no mercado de trabalho para buscar a autonomia financeira”, disse Ozanira Aquino, assessora técnica do Ceará Pacífico no bairro.

Primeiro emprego

Recém saído do Ensino Médio, Jefferson Alves, 20, morador do Vicente Pinzón, busca uma oportunidade de trabalho. “Está bem difícil, já fui em vários locais, tentei entrevistas, mas não consegui. Estou com expectativa boa hoje. Tento ser positivo, até porque estou disposto a trabalhar em qualquer área, que realmente é o meu primeiro emprego”, disse. 

Na mesma situação de Jefferson, Bruno de Souza, 18, conta que já procurou vagas, mas ainda não conseguiu passar nas entrevistas. “Imaginava que seria mais fácil, agora essas oficinas ajudam demais, facilitam o processo porque a gente já fica em contato com o Ciee”, destacou. 

Territórios do Pacto

As oficinas também irão ocorrer ocorrer nos bairros Genibaú e Bom Jardim no próximo mês. Devido à grande adesão de jovens no Vicente Pinzón, a assessora técnica do Pacto no bairro comunicou aos estudantes que uma nova oficina também será realizada para eles no próximo dia 6 de fevereiro.