Spaece 2019 mostra avanço do Ceará em aprendizagem no Ensino Médio

15 de janeiro de 2020 - 14:32 # # # #

Bruno Mota - Ascom da Seduc - Repórter Carlos Gibaja - Fotos

97,1% dos alunos da rede estadual foram avaliados no ano passado

O governador Camilo Santana apresentou, nesta quarta-feira (15), os resultados educacionais relativos ao Ensino Médio cearense, conforme o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) de 2019. De acordo com os dados analisados, o desempenho dos jovens da 3ª série atingiu o melhor índice de aprendizagem, desde 2012. A apresentação foi feita no Palácio da Abolição e contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, além da secretária da Educação, Eliana Estrela, e de profissionais da área.

O Spaece avaliou 97,1% dos alunos da rede estadual. O desempenho em Língua Portuguesa saiu de 251,6 pontos, em 2012, para 271,6 em 2018 e em 2019 o melhor índice: 278,2. Em Matemática, enquanto no ano de 2012 correspondia a 260,7, em 2018 foi para 272,5 e no ano passado alcançou 274,3. O percentual de alunos nos níveis intermediário e adequado em Língua Portuguesa subiu para 55,1%, enquanto, em 2012, o percentual era de 33,3%. Vale ressaltar que em 2012 o percentual de alunos no padrão muito crítico era de 31,2%. Já no ano de 2019, caiu para 13,3%. Em 2019, na disciplina de Matemática, o percentual nos níveis intermediário e adequado alcançou 27,1%. Diferente dos 23% demonstrados em 2012. Foi verificada ainda uma redução nos padrões muito crítico, de 47,8% em 2012 para 41%, no ano passado.

Camilo Santana observa que os números mostram melhoria contínua do Ceará ao longo dos últimos anos, possibilitada por ações de estímulo como a premiação de um notebook aos melhores alunos, a valorização dos professores e a política de pactuação com os municípios, responsáveis pela oferta do ensino fundamental. “O Spaece é fundamental para podermos planejar as nossas ações. Para seguir melhorando, focamos em políticas como a ampliação do número de escolas em tempo integral. Neste ano, serão mais 25 atendendo nos dois períodos. Também vamos ampliar a quantidade de psicólogos para atender à rede estadual, atuando de maneira mais próxima aos alunos e suas famílias. Também queremos dar mais oportunidades aos professores, para que possam se qualificar, num aprendizado contínuo, em cursos de especialização e mestrado”, projeta o governador.

A partir do Spaece, entre os anos de 2018 e 2019, também é possível identificar um crescimento nas proficiências de Língua Portuguesa e Matemática em cada uma das 23 regionais, que representam a Secretaria da Educação (Seduc) na Capital e no Interior.

Para a vice-governadora Izolda Cela, uma tendência de melhoria se consolida nos resultados educacionais do Ceará. “Rompemos uma situação de estagnação que há muitos anos se verifica no país com relação ao Ensino Médio. Cada vez mais, a Seduc dá a devida importância e funcionalidade para a avaliação. Mais do que organizar um ranking, nos preparamos para compreender o que realmente interessa, que é o comportamento dos estudantes. Buscar compreender por que eles erram, para que possamos chegar às ações necessárias de aprendizagem mais efetiva”, considera.

Ações na rede estadual

A rede pública estadual conta com 728 escolas e 423 mil alunos. Nos últimos anos, o Ceará tem obtido expressivos resultados de aprendizagem. Para isso, desenvolve ações de melhoria destinadas ao ensino e à aprendizagem nas escolas públicas estaduais, tais como o Tempo Integral, Enem Chego Junto, Chego Bem, as Competências Socioemocionais, os Centros Cearenses de Idiomas (CCIs), Ceará Científico, entre outras iniciativas para garantir que os alunos finalizem o Ensino Médio com sucesso e ingressem no ensino superior ou no mundo do trabalho.

A secretária Eliana Estrela credita os avanços à dedicação desempenhada pelos profissionais que fazem a educação, desde o professor que atua diretamente em sala de aula, até os técnicos que buscam soluções na sede da Secretaria da Educação (Seduc). “O Ensino Médio ainda é desafiante. Queremos que todos estejam no nível adequado. Trabalhamos com vidas, pessoas jovens e crianças. Os sonhos delas passam pelas mãos de cada professor, dentro da escola. Precisamos ver como estamos, de onde estamos partindo, para começar um novo ano letivo. Olhar para a realidade e traçar metas para avançar cada vez mais”, conclui.