Vice-Governadoria passa a destinar resíduos recicláveis para associações de catadores

18 de dezembro de 2019 - 22:18 # # # #

Igor Cavalcante - Repórter Marcos Studart - Fotos

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, assinou um termo de compromisso para adotar a destinação solidária de resíduos recicláveis produzidos pela Vice-Governadoria do Ceará. O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (18), que contou também com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, firmou parceria com catadores, associações e cooperativas de materiais recicláveis.

A intenção da iniciativa é diminuir o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente, além de incentivar a inclusão social e a emancipação econômica de catadores de materiais recicláveis. “Essa ação envolve uma rede de responsabilidades na base, e cada um de nós precisa fazer a parte que nos cabe”, ressaltou a vice-governadora. “É uma situação que nos convoca a contribuir”, concluiu.

Com o termo assinado, os materiais recicláveis classificados como não perigosos (papel, papelão, copos descartáveis, garrafas de plástico, metais diversos, entre outros) serão recolhidos pela Associação Viva a Vida. 

Exemplo público 

A assinatura do termo de compromisso responde a um decreto de fevereiro deste ano do governador Camilo Santana. No documento, ele estabelece que tanto em órgãos da administração pública quanto em eventos promovidos e financiados pelo Estado deve haver a separação dos resíduos e destinação para associações ou cooperativas. 

“É uma política construída coletivamente e que passa pela mudança de cultura, a participação dos catadores é fundamental”, disse Artur Bruno. “Que a vice-governadora seja a nossa embaixadora e juntos possamos convencer o maior número de órgãos a se envolver neste projeto”, completou o secretário.

Associação de catadores

Presentes no evento, as presidentes Maria Lilian Teixeira, da Rede Estadual de Catadores do Ceará, e Laudirene Teixeira de Souza, da Associação Viva a Vida, comentaram sobre a importância dessa iniciativa. 

“Devemos muito a esse projeto, já que vivemos disso e ainda podemos ajudar a natureza”, declarou Laudirene. “Somos sete mulheres reunidas e tiramos o nosso sustento e criamos nossos filhos a partir da coleta seletiva”, relatou.

A vice-governadora se mostrou sensibilizada com as afirmações da catadora e disse que Laudirene foi feliz ao citar, acertadamente, os dois “eixos” principais da iniciativa: preservar a natureza e estimular a geração de renda para os catadores. “Que composição poderia ser melhor? Contribuir para a melhoria do meio ambiente e ainda gerar renda”, destacou.