Vice-governadora do Ceará recebe embaixadora da Áustria

18 de dezembro de 2019 - 22:24 # # # #

Igor Cavalcante - Repórter Marcos Studart - Fotos

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a embaixadora da Áustria, Irene Giner-Reichl. Elas trataram de temas como segurança, inovação tecnológica e direitos humanos. No encontro, a visitante convidou integrantes do Governo do Estado para uma missão oficial em seu País como forma de conhecer experiências exitosas em governança. 

O encontro ocorreu na sede da Vice-Governadoria do Estado. Estavam presentes também Maia Júnior, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, e Socorro França, secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos. A embaixadora estava acompanhada do esposo, Reinhard Giner.

Transformação digital

Durante a conversa, Izolda Cela comentou sobre o plano de transformação digital do Ceará. O projeto irá criar um banco de dados no Estado com o objetivo de integrar informações disponíveis entre as secretarias e aperfeiçoar digitalmente os serviços ofertados à população. 

“Na última reunião de secretariado, o governador Camilo Santana foi muito enfático e convocou todos os secretários a se movimentarem. Se pudermos fazer essa integração para conhecer a experiência da Áustria seria muito interessante”, sinalizou a vice-governadora. 

De acordo com a embaixadora, o país europeu é um dos que tem o projeto de digitalização do governo mais avançado. “Poderia ser uma área de cooperação, já que temos um processo bastante alto de digitalização”, disse. 

A vice-governadora destacou experiências práticas do uso da tecnologia no Estado. Ela citou o exemplo do Tempo de Justiça (iniciativa que busca dar celeridade aos processos envolvendo crimes de homicídio) e outras ações de combate à criminalidade, partes do Pacto por um Ceará Pacífico. “Temos uma ambiência de articulação e pactuação que é muito importante. Isso já nos dá uma condição melhor que a média”, avaliou Izolda. 

Economia

Maia Júnior apresentou à embaixadora informações sobre a economia e o mercado cearense. Lembrou das possibilidades que os hubs aéreo, portuário e tecnológico criaram no Ceará. Em 2019, a Áustria foi importante mercado comercial para o Ceará. O setor de calçados cearense exportou US$ 597,65 mil para o país. Já em importação, o Estado importou principalmente produtos químicos, chegando a US$ 11,450 milhões.