Alunos e professores da EEFM Deputado Paulino Rocha recebem sede renovada no bairro Passaré, em Fortaleza

7 de novembro de 2019 - 16:02 # # # # #

Bruno Mota - Repórter Queiroz Netto, Carlos Gibara e Tiago Stille - Fotos

Estudar em um ambiente com instalações adequadas e modernas pode fazer a diferença no processo de aprendizagem e favorecer o sucesso acadêmico dos estudantes. Compreendendo esta realidade, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entregou nesta quinta-feira (7) a nova sede da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Deputado Paulino Rocha, no bairro Passaré, em Fortaleza. O equipamento foi inaugurado pelo governador Camilo Santana. A vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Educação, Eliana Estrela, também participaram da solenidade.

A unidade de ensino recebeu aporte financeiro no valor de R$ 8,2 milhões, utilizados para construir, mobiliar e equipar o novo espaço. Com capacidade para atender até 1.620 alunos nos três turnos, a estrutura da escola é constituída de três pavimentos, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, biblioteca, além de ginásio poliesportivo. A estrutura foi implementada sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Maria Júlia Costa, de 16 anos, chegou em 2019 na EEFM Paulino Rocha, onde cursa a 2ª série do Ensino Médio e cultiva o sonho de ser enfermeira. Ela considera que as instalações atendem de forma satisfatória às necessidades dos alunos. “A gente pode ter melhor apoio dos professores e gestores, pois eles têm material recomendado para fazer as atividades. Estudar aqui representa cultivar valores, princípios, que eu sei que irão ser importantes na minha futura atuação profissional e nas demais áreas da vida”, salienta.

Camilo Santana defende a necessidade de que as escolas públicas sejam referência para a sociedade, dando reais oportunidades de desenvolvimento à juventude. “Nenhum país cresceu sem investimento na área da educação. E é esse caminho que estamos construindo no Ceará, a partir de políticas públicas que apoiem a juventude, como o Programa Estudar Fora, os Centros Cearenses de Idiomas e as bolsas do programa Avance. Sucesso para todos os alunos da Escola Paulino Rocha, que estão tendo oportunidade de estudar em uma das melhores escolas públicas do Brasil”, ressalta.

Izolda Cela observa que a boa estrutura física do prédio se traduz em melhores condições tanto para o ensino, como para a aprendizagem. “O esforço de cada um também é fundamental para aproveitar bem a dedicação da equipe. Estudem, organizem seus projetos de vida, se cuidem e sejam solidários, para viver a juventude da melhor maneira possível. Desejo que tenham ótimos resultados”, disse a vice-governadora aos alunos.

Afeição

A secretária Eliana Estrela destaca a importância de se ter afeto em relação ao local em que se estuda. “O amor pela escola faz com que os estudantes tenham um protagonismo mais forte. É olhando para a juventude que estamos caminhando e assim a educação cearense se torna cada vez mais referência no estado e no Brasil. Meu reconhecimento, agradecimento e admiração a cada professor desta escola”, considera.

Fundada em 1985, a Escola Deputado Paulino Rocha integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 2. Para o diretor Herbty Marques Gomes, a nova instalação representa a conquista de um sonho antigo dos estudantes. “É a realização de um sonho de décadas. O propósito de todo esse trabalho é fazer os alunos felizes, prepará-los para a vida. Temos o dever e a responsabilidade de permanecer dedicados e atentos ao zelo deste bem. Nossa equipe é dedicada e compromissada com o desenvolvimento do trabalho coletivo”, aponta.

Entre os projetos desenvolvidos pela unidade de ensino está o Matematicar, que visa à elevação da proficiência em matemática; Viajando na Leitura, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre os jovens; Aprendizagem Cooperativa; além de atividades de preparação para o Enem.

Transformação

Mateus Morais da Silva, de 17 anos, é aluno há sete da Escola, onde faz a 3ª série do Ensino Médio. O jovem lembra das vivências de antes, durante e após a construção da nova sede. “Passei por toda a construção da escola nova. Hoje temos uma estrutura sensacional e professores também. Conseguimos cultivar novas perspectivas e alcançar bem mais do que pensávamos anos atrás”, avalia.

Mateus também participa do projeto que oferece aulas de judô, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Ceará. “Aprendemos a ter disciplina, o que nos agrega, além de manter o corpo em movimento e em harmonia com a mente”, conclui.

Rede pública estadual

Atualmente, a rede estadual é composta de 728 escolas. Na Capital, são 167 unidades de ensino. A rede estadual atende 450 mil alunos, dos quais 120.772 são de Fortaleza.