Vice-governadora participa de audiência pública sobre o Prece; Programa comemora 25 anos

24 de outubro de 2019 - 14:15 # # # # #

Igor Cavalcante - Repórter Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, na tarde desta quarta-feira (23), de audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). Ela discutiu a implantação do modelo de aprendizagem solidária do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece). O debate ocorreu no auditório Murilo Aguiar e é parte da programação dos 25 anos do projeto.

Em sua fala, a vice-governadora destacou o poder de transformação que os estudantes são capazes de ter. “O Prece mostrou a força que as pessoas têm quando mobilizam e dão o melhor de si para superar barreiras que pareciam até então intransponíveis”, disse.

Ela relembrou a contribuição do programa à época em que era secretária da Educação do Estado do Ceará, entre 2007 e 2014. “Tive a oportunidade de trazer o Prece para dentro da Secretaria para plantar sementes desse trabalho, desse arcabouço que tem uma teoria, uma sustentação muito forte por trás, mas é muito vivencial. Quem se aproxima e conhece se encanta”, afirmou.

O encontro foi promovido pela Comissão de Educação da Assembleia, por meio de requerimento do deputado estadual Acrísio Sena (PT). O parlamentar exaltou o intercâmbio de conhecimento estabelecido pelo projeto. “Essa audiência é para que possamos explicitar o Prece, porque a maioria não conhece que existe na UFC (Universidade Federal do Ceará), há 25 anos, um programa de cooperação que traz o estímulo à educação pública”, justificou.

Cooperação

O Prece é vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), da UFC. A parceria estabelecida entre as instituições de ensino superior e básica visa incentivar que alunos invistam nos estudos escolares e possam ingressar, futuramente, em universidades.

A iniciativa surgiu em 1994 e continuamente foi sendo adotada por professores de diversas instituições de ensino, além de ser implementado por todo o corpo docente de duas escolas cearenses.

“Em 25 anos, o Prece mostrou que o protagonismo dos estudantes cooperativos, solidários e parceiros da escola faz a diferença. Queremos mostrar isso para a população, para os gestores, para as escolas e para os professores”, disse Manoel Andrade, idealizador do Programa.

Ao todo, mais mais de mil professores ligados à rede pública de ensino foram treinados pelo Prece e mais de 600 estudantes atendidos já conseguiram ingressam no ensino superior. Desse total, 38 concluíram mestrado e 23 fizeram doutorado.

Francisco Antônio Alves, o Toinho, foi um dos primeiros beneficiados com a iniciativa e avaliou as mudanças que isso possibilitou em sua vida. “Há 25 anos, não sabíamos o que era universidade. Talvez em certos municípios da zona urbana soubessem, mas na zona rural não”, disse.

Ele contou que, inicialmente, atendeu um convite do professor Manoel Andrade e foi conhecer o projeto. “Isso me deu a dimensão de que aprender é importante e os outros elementos fazem parte do processo de aprendizagem. Foi o que me deu chão para entrar na universidade e profissionalmente poder usar todos esses elementos para desenvolver um trabalho de mais qualidade”, ressaltou.

Convidados

Estiveram também na audiência pública o presidente da AL-CE, deputado José Sarto (PDT), o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, o secretário do Ensino Médio e da Educação Profissional da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Rogers Mendes.

Além deles, completaram a mesa o professor e ex-reitor da UFC, Custódio Almeida, a ex-reitora da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Ana Maria Di Renzo, e o secretário municipal adjunto da Educação, Jefferson Maia.