Ceará Pacífico: Seminário discute a criação de observatório para o sistema socioeducativo do Ceará

8 de agosto de 2019 - 17:42 # # #

Entre os dias 6 e 8 de agosto, foi realizado, na sede da Vice-Governadoria, o seminário “Práticas Metodológicas Colaborativas”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Vice-Governadoria, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), que tem como objetivo a criação de um observatório voltado para o sistema socioeducativo do estado.

“A nossa juventude precisa de mais apoio, temos que ter um olhar aguçado para essas pessoas que estão em cumprimento de medidas. E, para isso, precisamos entender tudo o que envolve o sistema socioeducativo. Desde dados, conceitos teóricos, sistema de justiça, dentre outros. Tenho certeza de que a semente plantada neste seminário vai render muitos frutos em breve”, disse a vice-governadora Izolda Cela.

No primeiro dia de seminário, foram abordados conceitos teóricos sobre o sistema socioeducativo. Os dias seguintes tiveram como pauta a atuação dos observatórios no Brasil e no mundo, levando em consideração os gargalos que a implantação da prática poderia ter no Ceará.

“A gente está buscando entender quais são as modalidades de observatórios, como eles se inserem no meio das políticas públicas, como isso se torna um instrumento participativo e como isso pode melhorar a qualidade do atendimento no estado do Ceará”, disse o assessor executivo do Pacto por um Ceará Pacífico, Cássio Franco.

Para Horácio Frota, cientista político e coordenador do programa de pós-graduação em políticas públicas da Uece, “esse momento é importante para pensar na construção de instrumentos que possam articular os vários atores sociais, na busca de alternativas para promover um sistema socioeducativo de mais qualidade”.

Como consequência dos debates, será formado um grupo de trabalho intersetorial para pensar o modelo e, a partir dessa interlocução primária, fazer contato com outras instituições para fazer uma proposta concreta de criação de um observatório.