Vice-governadora participa de evento comemorativo aos 13 anos da Lei Maria Penha

8 de agosto de 2019 - 14:59 # # #

Ascom SPS - Texto Queiroz Neto - Fotos

A Casa da Mulher Brasileira celebrou os 13 anos de Lei Maria da Penha com o lançamento da II Caravana de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, que reuniu na tarde desta quarta-feira (7), diversas entidades, gestores e órgãos públicos.. A caravana é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Assembleia Legislativa e outras entidades. A ideia é promover debates em espaços públicos e escolas sobre a origem e consequências da violência doméstica e familiar. Até dezembro, serão realizadas vinte edições em pelo menos doze municípios.

“Nestes 13 anos conquistamos muitas políticas públicas para atender às mulheres em situação de violência. Conseguimos ampliar e humanizar os atendimentos a partir da Casa da Mulher Brasileira, que, reúne em um só lugar toda uma rede de profissionais e órgãos para que elas possam romper com o ciclo da violência. É evidente que ainda precisamos avançar em relação à conscientização e educação da nossa sociedade, e isso só será possível com a atuação de todos. Este dia é uma marco para que sigamos consolidando as políticas voltadas para o empoderamento e autonomia da mulher cearense”, frisou a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, presente na celebração.

Entre o cordel de Tião Simpatia e as músicas que reforçam a força da mulher, Maria da Penha soltou a voz e encheu a plateia de orgulho e força ao contar sua história. “A Lei Maria da Penha precisa ser implementada em todos os municípios do País, por menor que este seja. Todas as mulheres devem ter seus direitos assegurados para que sejam donas de suas próprias histórias. Não podemos mais negar isso a nenhuma de nós. Eu não me permito parar de lutar por esta causa, porque sei que minha história mudou para sempre a vida de milhares de mulheres do nosso País, e seguirá modificando realidades. Esta causa é literalmente a minha vida”, ressaltou Maria da Penha, durante sua fala no evento.

Também presente no evento, a secretária-executiva de políticas públicas para as mulheres da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Denise Aguiar, lembrou do caminho que ainda se precisa percorrer para que as mudanças ocorram. “Estes 13 anos são apenas o começo de um longo caminho para que todas nós sejamos livres de todas as formas de opressões, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente. Reivindicamos nossos direitos e não deixaremos que eles sejam tirados de nós”, afirmou.