Vice-governadora participa do lançamento do primeiro lote de obras do Programa Mais Ação

5 de agosto de 2019 - 09:51 # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria Queiroz Neto - Fotos

O prefeito Roberto Cláudio e a vice-governadora Izolda Cela assinaram, nesta sexta-feira (02), a ordem de serviço para início das obras do primeiro lote de drenagem do Programa Mais Ação, no bairro Cajazeiras (Regional VI). Ao todo, serão R$ 17 milhões investidos em serviços de urbanização, infraestrutura e drenagem na comunidade Jardim Glória (antigo Che Guevara), investimento social para aprimorar e melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

“Estamos fazendo uma ação que transforma a vida das pessoas, verdadeiramente. Vai envolver rede e ligação domiciliar de esgoto, drenagem, pavimentação, calçada, iluminação e praça pública para ofertarmos, pela primeira vez a esta comunidade, uma estrutura de urbanização decente às famílias”, afirmou o Gestor. As intervenções beneficiarão 21 vias da comunidade e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

A antiga área de ocupação de Fortaleza nunca contou com esgotamento sanitário e drenagem, o que ocasionava diversos problemas sociais e de saúde à população. Durante a gestão passada, a Prefeitura já havia iniciado atividades no local como a pavimentação de algumas ruas que tinham maior tráfego de carros e ônibus e, agora promove, em definitivo, mudanças de urbanização em toda a área.

A vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, comentou sobre o apoio que a gestão estadual vem dando às melhorias implementadas pela Prefeitura. “O Governo do Estado tem sido parceiro nas ações em Fortaleza, priorizando o olhar nessas atividades que o Roberto Cláudio vem desenvolvendo para mudar o perfil de áreas que ainda sofrem com mais carência de Infraestrutura. Temos, à frente de ações como essa de saneamento, tão imprescindível para melhorar a vida das pessoas, a Cagece, que vai se dedicar para que as coisas aconteçam no melhor tempo possível”.

“Gostei muito de saber o que o Prefeito vai fazer aqui. Vai ser ótimo, porque toda vez que chovia ficava cheio de água, não tinha como passar, era uma sujeira só. Ainda tinha o risco de pegar doença e as casas sem saneamento. Vai ficar bem melhor. A Prefeitura está olhando para a gente”, disse a moradora Maria do Socorro Santos.

O Mais Ação é o maior programa de investimentos da história da capital cearense. Com um valor global de recursos a serem investidos na ordem de R$ 1,5 bilhão, as ações da Prefeitura vão garantir, dentre as iniciativas previstas, a reforma e a construção de unidades de saúde, a requalificação de espaços públicos, a edificação de Centros de Educação Infantil e Escolas de Tempo Integral, a urbanização de lagoas, drenagem e pavimentação de vias, além da ampliação do projeto Areninhas, implantação de binários e ciclofaixas, e de melhorias voltadas ao transporte público municipal. A meta do programa é atender, no biênio 2019-2020, todas as Regionais da Capital.

As próximas atividades do Programa serão no Jardim Glória, seguindo para o Mondubim, Planalto Vitória e algumas comunidades do Barroso. Logo após, serão priorizadasas áreas com maiores demandas e necessidades de desenvolvimento social.