Vice-governadora e Prefeito de Caucaia debatem projetos de melhoria da rede de ensino

31 de julho de 2019 - 14:23 # # #

O prefeito Naumi Amorim recebeu nesta quarta-feira (31/7) a vice-governadora do Ceará, professora Izolda Cela. O encontro aconteceu no gabinete do gestor, no Itambé, contou com a presença da primeira-dama Erika Amorim e teve como pauta o estreitamento de laços entre a Secretaria de Educação de Caucaia e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para a elaboração de análises estatísticas especializadas e projetos no intuito de melhorar ainda mais os índices da rede municipal de ensino.

Os cinco eixos do programa executado pela Prefeitura para melhoramento de índices, cujas intervenções abrangem todas as seis regiões de Caucaia, foram expostos à vice-governadora. O município tem a segunda maior rede de ensino do Ceará, com 187 unidades educacionais e mais de 55 mil alunos.

“Quando a criança fracassa e percebe, isso gera nela um desestímulo e mexe com a subjetividade dela, porque ela se sente menor. E isso afeta o processo de aprendizagem. É preciso dar o máximo de autonomia para as escolas, mas também fazer um monitoramento qualificado, observando o que precisa ser observado”, afirmou Izolda Cela.

A vice-governadora foi apresentada às principais medidas implementadas pela Prefeitura nos últimos dois anos e meio. “Melhoramos muitos serviços e a estrutura de muitas escolas, mas temos consciência de que precisamos fazer mais porque durante vários anos a Educação do município ficou praticamente abandonada. As escolas eram galpões de crianças e não havia qualquer preocupação com o ensino desses meninos”, afirmou Naumi.

Secretária municipal de Educação, a professora Camila Bezerra destacou os projetos para correção de fluxo (alinhar idade e série cursada pelos alunos), combate à evasão escolar e de reforço em Língua Portuguesa e Matemática.

“A gente precisa dar a Caucaia um olhar especial, pois o município é muito diverso em povos, geografias e territórios. Tenho certeza de que estamos no caminho certo porque nossa equipe é muito boa e está trabalhando muito. Mas todos sabemos que educação é algo que dá resultados a médio ou longo prazo. O que temos aqui é que plantar uma semente. Essa parceria com o Estado é pra isso”, disse Camila.

Para a vice-governadora, há na Prefeitura um ambiente favorável ao diagnóstico de situações e disposição para solucioná-los. Referência nacional em educação, Izolda Cela colocou o setor de estudos estatísticos da Seduc à disposição de Caucaia para o município ter acesso a análises detalhadas de indicadores e, assim, ter ainda mais condições de direcionar projetos aos territórios e séries mais sensíveis.

Os anos iniciais da Educação Infantil e os anos finais do Ensino Fundamental foram apontados pela vice-governadora como os mais delicadas para qualquer gestão municipal. Segundo ela, também é importante submeter os diretores a uma formação continuada.

“Algumas realidades são difíceis de mudar em pouco tempo. Mas nós temos que lutar para melhorar a vida desses alunos. Nós podemos marcar essa geração que está aí e a geração que está chegando”, acrescentou a primeira-dama de Caucaia e presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Erika Amorim.