No aniversário de oito anos da CGD, Izolda Cela é homenageada com medalha “Mérito da Justiça e Disciplina”

28 de junho de 2019 - 13:06 # # #

Para comemorar seus oito anos de criação, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) realizou, nesta sexta-feira (28), uma solenidade com entregas de condecorações aos servidores e autoridades que contribuem, de maneira direta ou indireta, para missão da instituição. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, foi homenageada com a medalha “Mérito da Justiça e Disciplina”.

“Espero ser merecedora de tamanha honra. A CGD é um órgão de extrema importância dentro da segurança pública, e vem se destacando muito em função da dedicação dos servidores. É com esse espírito de articulação que vamos construir um Ceará Pacífico”, disse a vice-governadora.

A Controladora Geral de Disciplina, Cândida Maria Torres de Melo Bezerra, reafirmou a função principal do órgão na missão de atuar sempre garantindo o devido processo legal e proporcionando a segurança jurídica na avaliação da conduta e correição preventiva dos servidores dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário. “O objetivo da CGD é buscar uma maior eficiência dos serviços policiais”, frisou.

Dez nomes foram selecionados para receberem a Medalha “Mérito da Justiça e Disciplina”. Entre eles, a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; o secretário-executivo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Flávio Jucá; e o delegado federal aposentado Francisco Airton Franco.

“A CGD cumpre um papel importante para as instituições (Segurança Pública e Sistema Penitenciário) alcançarem o seu melhor para sociedade cearense. Há uma demanda crescente da sociedade por integridade no serviço público, e a CGD é fundamental nessa missão. Fico feliz com a homenagem”, disse Élcio Batista.

A comenda

A Medalha Mérito da Justiça e Disciplina foi instituída como condecoração da CGD a partir do Decreto 31.947, de 4 de maio de 2016. A medalha foi criada para reconhecer a distinção de personalidades e servidores que, no exercício de suas atribuições funcionais, se constituem em exemplo para a sociedade, bem como para o engrandecimento da atividade de controle externo disciplinar da Controladoria Geral de Disciplina.

A lista de agraciados foi composta também pelo coronel QOPM RR coronel Vladimir Feijó Frota; delegada de Polícia Civil Milena Martins Monteiro; delegado de Polícia Civil Antônio Tiburtino de Sousa; delegado de Polícia Civil Jacob Stevenson de Santana Carvalho Mendes; inspetora de Polícia Civil Ana Célia do Vale Veras e 1º SGT BM Alexandre Possidônio Costa.

Certificados

Outra honraria entregue durante o aniversário de oito anos da CGD foram os “Certificados de Relevantes Serviços Prestados” para servidores do órgão. Entre os nomes indicados para receber o reconhecimento estavam CEL BM Emerson Vasconcelos Bastos; DPC Raul Tessius Soares; DPC João Martins Monteiro; DPC Rafael Bezerra Cardoso; CAP PM Ilana Gomes Pires; CAP BM Rafael Pinheiro; CAP PM Valdenívea Saraiva Leão; EPC Antônio Marcos Dantas dos Santos; EPC Tarcísio Manoel de Sousa Júnior; EPC Marleide Andrade da Silva; EPC Marta Maria Mendonça; EPC Gecila Siqueira Gomes; EPC Maria Geovânia Ribeiro Oliveira; IPC Sônia Geovânia Rodrigues da Silva; SUBTEN Silvio Attila Vieira da Silva; SGT BM Renato de Lima Oliveira e Maria Jussara Laroca Figueiredo dos Santos, cujo objetivo de reconhecer o trabalho desempenhado em prol do órgão correcional.

Ainda durante a solenidade houve entrega de premiação de certificado para os servidores que participaram do I Concurso Cultural da Controladoria. A iniciativa nasceu para que os servidores possam contribuir com os avanços do órgão.

Estiveram também presentes na solenidade o a perita geral adjunta Verbena Matos, o delegado-geral adjunto Sérgio Pereira dos Santos, assessor executivo da Casa Militar, Fernando Rocha Albano, secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França a ajuíza Rosa Mendonça, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher da Capital, dentre outras autoridades.