Vice-governadora inaugura Praça Mais Infância em Sobral

19 de junho de 2019 - 23:17 # # # #

Na noite desta quarta-feira (19), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, a primeira-dama, Onélia Santana, e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, inauguraram a nona Praça Mais Infância do estado. O equipamento fica localizado no Residencial Nova Caiçara, em Sobral.

“É um equipamento que vai abrir um espaço importante de lazer. Vai fazer com que a criança seja mais olhada nos seus direitos e nas suas necessidades. Nós vamos a alcançar aqueles resultados que desejamos na educação das nossas crianças quando ações como essa estiverem cada vez mais expandidas”, falou a vice-governadora.

Já a primeira-dama do Estado e idealizadora do programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana, falou sobre a relação da praça com as pessoas que cuidam das crianças. “A praça mais infância tem um papel muito importante não só para os nossos pequenos, mas também na formação das pessoas que estão com eles no dia a dia. É mais um avanço na educação no município de Sobral”, ressaltou.

“Nós temos que amar, cada vez mais, as nossas crianças. E uma praça como essa ajuda na relação entre as crianças, pais e professores. Não vamos medir esforços para continuar desenvolvendo ações para a primeira infância”, concluiu o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

Estrutura

A Praça Mais Infância de Sobral tem uma área total de 2.574,36 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito.

O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento total de cerca de R$ 1 milhão, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

Municípios contemplados

Além de Sobral, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, São Benedito e Viçosa do Ceará, mais 23 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantados nos municípios pelo Governo do Ceará 35 brinquedocreches e 85 brinquedopraças.

Proares III

Em sua terceira fase, o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), conta com recursos totais de US$ 71,428 milhões, dos quais US$ 50 milhões foram contratados pelo Governo do Ceará junto ao BID e os outros US$ 21,428 milhões a contrapartida do Estado.