Comenda Patativa do Assaré reconhece personalidades que valorizaram a cultura popular cearense

5 de junho de 2019 - 14:39 # # # #

Lúcio Filho - Repórter Queiroz Neto, Davi Pinheiro e Felipe Abud - Fotos

Luzes e cores fortes marcaram o início da noite de terça-feira (4), no Theatro José de Alencar. Na entrada do templo da cultura cearense banners gigantes, exaltando os homenageados da noite com a comenda Patativa do Assaré.

A vice-governadora Izolda Cela entregou as comendas, representando o governador Camilo Santana. “Esta comenda honra o Patativa do Assaré e os homenageados fazem jus em recebê-la. Vocês mantém acesa a chama da cultura do Ceará e merecem este reconhecimento”, disse.

Elzenir Colares, professora, pesquisadora, folclorista e fundadora do Grupo de Tradições Cearenses. Ela formou uma geração de pesquisadores e de estudiosos do folclore. Atualmente mais de uma dezena de grupos de vivência da cultura popular existentes em Fortaleza tiveram o seu ideal como ponto de partida.

Elza, como era conhecida pelos alunos, admiradores e pela família, foi representada pelo presidente do Grupo de Tradições Cearenses, Artur Rocha. “É uma homenagem mais que merecida que nos enche de orgulho e de responsabilidade, para manter viva a chama do Grupo de Tradições Cearenses”, afirmou.

Pedro Bandeira é poeta, repentista, cantador, cordelista, escritor, radialista e apresentador de televisão, conhecido como o “Príncipe dos Poetas Populares do Nordeste”. Ele recebeu o título de Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2018. “São 81 anos de idade e 64 de poesia. Agradeço a homenagem e dedico aos que assim como eu, amam poesia”.

E a homenagem póstuma ficou para o poeta Geraldo Gonçalves. Representado pela filha Poliana Gonçalves. Foi reconhecido por sua vasta contribuição à cultura popular tradicional cearense como Mestre dos Saberes e Fazeres da Cultura Popular, pela Secult de Assaré e Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, título concedido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em 2018.

Emocionada, a filha do homenageado, Poliana Gonçalves, agradeceu o reconhecimento, dizendo que o pai afirmou que “ser mestre da Cultura do Ceará é o reconhecimento de um trabalho para deixar o que ele aprendeu para futuras gerações, é com o que ele mais desejava”, ela agradeceu em nome da família.

Geraldo Amâncio, poeta, violeiro e mestre da Cultura, abriu a homenagem. “Nos últimos 20 anos da vida do Patativa quem mais viajou com ele fui eu. É uma honra estar aqui reconhecendo quem tanto fez pela nossa cultura em uma comenda que homenageia o nosso querido Patativa”, destacou.

O secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, destacou que o momento é de celebração. “É a celebração da poesia, da cultura popular e da obra e da vida do Patativa do Assaré. Nossos homenageados merecem muito e cabe ao Estado do Ceará sempre reconhecer esses valores”, afirmou.

Para encerrar a noite, o Grupo de Tradições Cearenses apresentou danças e músicas do Estado exaltando figuras tradicionais da nossa cultura: o agricultor, o vaqueiro, o jangadeiro e a rendeira. E com os versos de Pompílio Diniz:
“Seu dotô, inté ôto dia
Basta mercê precisá
Um criado às vossas ordi
Nas Terra do Ceará”, a solenidade foi encerrada com brilho e muita emoção.