Izolda Cela debate educação básica em audiência na Comissão da PEC do Fundeb na Câmara dos Deputados

31 de maio de 2019 - 10:16 # #

Com o objetivo de debater propostas para melhorar a educação básica, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, nesta quinta-feira (30), de audiência realizada na Comissão Especial da PEC 15/15 do Fundeb da Câmara dos Deputados, em Brasília. A comissão especial analisa a proposta (PEC 15/15), destinada a tornar o Fundeb permanente.

Na audiência, a vice-governadora Izolda Cela falou sobre os avanços na educação do Ceará, destacou a importância do Fundeb e reforçou a necessidade da valorização do professor. “Nós temos que encontrar formas mais estáveis e que projetem para o presente e para o futuro próximo que projetem melhorias, como a expansão e o fortalecimento dessa política redistribuitiva que se demonstrou muito importante para a política da educação. Também devemos destacar a situação do professor, nós devemos também ter um plano, um olhar para a questão do professor de forma responsável e consequente. A valorização sob diversas perspectivas, inclusive a remuneração. Ela deve alcançar patamares condignos”.

No ano passado, o Ceará apresentou os melhores resultados do país no ensino fundamental. Mais de 90% dos municípios do estado atingiram a meta do Ideb, índice que mede o desenvolvimento da educação básica.

De acordo com a deputada Tabata Amaral, uma das autoras do requerimento, “o sucesso do Ceará se deve a uma definição de políticas claras para o setor, como os mecanismos de estímulos ao processo da qualidade da educação, com a distribuição de parcela do ICMS para os municípios com base em avanços nos indicadores educacionais”.

Também participam da reunião da comissão, a coordenadora-geral de operacionalização do Fundeb e de acompanhamento e distribuição da arrecadação do Salário Educação do FNDE, Sylvia Cristina Toledo Gouveia, o diretor de estratégia política do Todos pela Educação, João Marcelo Borges e o ex-secretário da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação, Binho Marques.