Vice-governadora participa de sessão solene de comemoração aos 100 anos do Eclipse de Sobral

23 de maio de 2019 - 09:37 # # #

A vice-governadora Izolda Cela participou, nesta quarta-feira (22), de sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará em comemoração ao centenário do Eclipse de Sobral, que possibilitou a comprovação da teoria da Relatividade de Albert Einstein. O fenômeno aconteceu em 29 de maio de 1919, e o município apresentava condições ideais, o que atraiu um grupo de cientistas ingleses a Sobral e culminou com a confirmação de uma das teorias mais importantes do mundo.

No evento, a sobralense Izolda Cela foi homenageada com um certificado alusivo aos 100 anos do eclipse solar. A vice-governadora destacou que a observação do eclipse que levou à comprovação da Teoria da Relatividade “é algo inspirador e desafia Sobral mais ainda para termos mais coragem e alegria de enfrentar as dificuldades que se apresentam”.

Além da vice-governadora, também foram homenageados o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu de Castro Moreira; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno; o reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Augusto Sales Araripe; o reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Fabianno Cavalcante de Carvalho; o reitor da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio; o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o representante da Comissão Local das Comemorações do Centenário do Eclipse de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto; o diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Demerval Carneiro Neto e o presidente do Sindicato das Universidades Federais do Estado do Ceará, Ênio Pontes de Deus.

As festividades de comemoração aos centenário da comprovação da teoria continuam nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Convenções de Sobral, uma programação extensa, com pesquisadores do Brasil e do mundo, debaterá o tema.