Semana da Adoção tem início com solenidade de abertura no Fórum Clóvis Beviláqua

21 de maio de 2019 - 10:38 # # #

Ascom TJCE - Texto e Foto

A Semana da Adoção 2019 foi aberta, nesta segunda-feira (20/05), no Fórum Clóvis Beviláqua, com solenidade que reuniu integrantes do Judiciário, das demais organizações do sistema de Justiça e do Executivo estadual e municipal envolvidos com a causa da Infância e Juventude.

A representante da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria, Érika Chaves, compôs a mesa de autoridades. “A adoção é um tema que vem, cada vez mais, desafiando a todos nós, inclusive enquanto humanidade. A adoção em si não é só um ato jurídico, mas um ato de amor. E o amor vem revolucionando inclusive decisões do próprio Poder Judiciário. É um momento de se debruçar sobre essa questão tão importante”, falou.

A desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), conduziu a abertura. Ela ressaltou que o evento, nesta edição, busca orientar e sensibilizar os pretendentes à adoção para que, ao escolherem o perfil das crianças que desejam adotar, se desfaçam dos preconceitos e ampliem o olhar.

“O objetivo desta Semana que estamos iniciando é exatamente esse, conscientizar os pretendentes à adoção, para que se afastem do perfil ideal que foi sendo criado e abram o olhar e o sentimento para a criança real”, disse.

A diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, ressaltou a responsabilidade de toda a sociedade em proporcionar, também para as crianças que estão em situação de acolhimento, uma vida segura, digna e com alguém para orientar, amar e cuidar.

“Quando falamos de adoção, falamos de amor, de emoção, mas falamos também de responsabilização por esses seres que foram gerados, que estão no mundo e carecem dessa atenção e cuidado. E essa responsabilização tem que ser de todos nós. São filhos do nosso tempo, então são nossos filhos, é nossa responsabilização”, afirmou.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Ceará, Socorro França, chamou a atenção para a realidade dos adolescentes que permanecem em abrigos até os 18 anos, destacando a necessidade de que todas as instituições se unam para buscar soluções para essa situação e proporcionar acolhimento para esses jovens.

Esse ponto foi destacado também pelo defensor público da Infância e Juventude, Adriano Leitinho. “Não nos esqueçamos dos nossos adolescentes, para que não se tornem adultos que, no futuro, possam ser cooptados pela criminalidade, se o Estado não fizer a sua parte. Precisamos sensibilizar os pretendentes e toda a sociedade de que esses jovens existem e também merecem uma família e podem dar o amor que uma família precisa”.

O evento contou também com a presença também da juíza coordenadora das Varas da Infância e Juventude, Mabel Viana; da primeira-dama do Município de Fortaleza, Carol Bezerra; Érika Chaves, que integra a equipe técnica do Pacto por um Ceará Pacífico, representando a vice-governadora do Estado; e o secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Elpídio Nogueira, além de diversos magistrados e servidores do Poder Judiciário. Houve também a apresentação do Coral do TJCE e do Coral Intergeracional “Eu tu nós vozes”, do Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS).

A programação da Semana da Adoção 2019 é uma realização da Cejai em parceria com Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal, Fórum Clóvis Beviláqua, Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, Programa de Apadrinhamento. Conta ainda com o apoio das Promotorias da Infância e da Juventude, da Defensoria Pública, dos grupos Acalanto Fortaleza e Rede Adotiva, da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário e da 8ª Seção do 1º Grupamento de Bombeiros (8ª SB/1º GB), que integra a Assistência Militar do TJCE.

Programação da Semana da Adoção 2019

– Mobilização “O ideal e o real”
Data: 20 a 25 de maio
Local: Fórum Clóvis Beviláqua (hall da entrada secundária)

– Reunião com Instituições de Acolhimento
Data: 22/05/19
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart

– Palestra para pretendentes habilitados no CNA
Data: 24/05/19
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – Auditório Agenor Studart

– Encontro de pretendentes com crianças e adolescentes aptos a serem adotados
Data: 25/05/19
Local: Clube da Caixa – Av. Frei Cirilo, 4700, Messejana.