Jovens do sistema socioeducativo fazem grafite na sede da Vice-Governadoria

20 de maio de 2019 - 16:43 # # # #

Nesta segunda-feira (20), adolescentes da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) grafitaram as muros da sede Vice-Governadoria. A iniciativa do Pacto por um Ceará Pacífico contou com a orientação do artista mexicano Libre Gutierrez.

“A juventude se identifica muito com a linguagem do grafite. Por meio dessa arte, eles conseguem expressar o que pensam da vida, dos sonhos e da realidade. É algo muito genuíno. Trazer o grafite para as paredes da Vice-Governadoria significa reafirmar o nosso compromisso com essa juventude, na perspectiva de reduzir homicídios e facilitar o acesso às políticas públicas”, disse a coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia.

As atividades tiveram início na última terça-feira (14), no centro socioeducativo Dom Bosco. Com a ajuda de Libre Gutierrez, 21 adolescentes grafitaram a sala de visitas e os dormitórios da unidade. Já o trabalho na Vice-Governadoria aconteceu durante esta segunda-feira.

Relação antiga

Libre Gutierrez já havia trabalhado com os jovens do sistema socioeducativo de Fortaleza. Foi em 2017, durante a quarta edição do Festival Concreto. Na oportunidade, foi feita uma escultura chamada “Coração de Madeira”, que ficou exposta nas areias da Praia de Iracema.

“Vim para o Brasil fazer um trabalho no Rio de Janeiro. Não podia perder a oportunide de voltar a Fortaleza e reencontrar esses jovens. A arte ajuda a transformar vidas”, disse Libre Gutierrez.

Já a diretora de arte e cultura da Seas, Juliana Marinho, falou do trabalho realizado em conjunto com a Vice-Governadoria. “O Ceará Pacífico tem vinculação direta com o sistema socioeducativo, buscando trabalhar com os egressos e implementando ações de prevenção. Sobre essa intervenção, estamos dando a oportunidade para essas pessoas terem uma ação direta na cidade”.

Arte

Uma das artes grafitadas na sede da Vice-Governadoria continha gansos e grilhos. Os desenhos foram motivados por causa das expressões “tranquilo como um grilo” e “manso como um ganso”, muito faladas pelos adolescentes.