Governo do Ceará e Instituto Diageo firmam parceria para programa de conscientização do não consumo de álcool entre estudantes

29 de abril de 2019 - 14:13 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

Na manhã desta segunda-feira (29), a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, participou, no hotel Gran Marquise, do lançamento do Instituto Diageo. A entidade sem fins lucrativos da multinacional homônima promoverá ações nas áreas de educação, capacitação profissional, geração de renda e responsabilidade na relação entre álcool e sociedade.

Em seu discurso, Izolda Cela falou sobre a relação danosa entre o álcool e os jovens menores de idade, ressaltando o papel do programa “Fala Sério!”. Uma parceria entre Governo do Estado, Secretaria da Educação e Instituto Aliança, que visa sensibilizar jovens estudantes sobre a importância do não consumo de álcool.

“É importante essa integração entre governo e entidades não governamentais em prol de ações relevantes. Estamos trabalhando para evitarmos o consumo de bebida alcoólica entre os jovens, que é algo perigoso e traz problemas no presente e projeta problemas para o futuro. Essa parceria envolve peças de arte que circularão nas escolas e também uma disciplina eletiva nas escolas de tempo integral que vai tratar o assunto com mais profundidade”, disse a governadora em exercício.

Apresentação

Na oportunidade, membros do grupo teatral Bandeira das Artes apresentaram a peça “Fala Sério!”. A encenação abordou o cotidiano de três estudantes, a partir de três diferentes situações (na escola, em um encontro casual e em uma festa), buscando colocar em destaque diversas possibilidades de danos decorrentes do consumo indevido de álcool: sociais/ relacionais, corporais e cognitivos.

A secretária da educação do Ceará, Eliana Estrela, tembém esteve presente na cerimônia. “Essa apresentação reflete exatamente o que os nossos jovens pensam, a vivência deles na escola e na família. A peça foi pautada em três premissas: diálogo, respeito e protagonismo juvenil. E é isso que nós desejamos realizar nas escolas”, falou.

Outros projetos

Além do “Fala Sério”, o Institudo Diageo também vai realizar outros projetos. Um deles é o “Tecendo o Futuro”, que vai capacitar associações locais para valorizar o artesanato em palha de carnaúba. Outra iniciativa (esta já iniciada) é o “Learning For Life”, que já capacitou 600 jovens de comunidades no Ceará para exercerem a profissão de Bartender.

“O lançamento do Instituto Diageo profissionaliza, amplia, fortalece e cria novos programas, trabalhando em parceria com ONGs e com o setor público. Escolhemos o Ceará para este lançamento pela importância estratégica do estado para as operações da empresa, recebendo assim a maior fatia de recursos”, ressaltou a diretora de relações corporativas e presidente do conselho do Instituto Diageo, Daniela de Fiori.