Izolda Cela se reúne com presidente do FNDE para debater ações para a educação do Ceará

8 de abril de 2019 - 17:45 # #

Ascom Seduc - Texto Queiroz Neto - Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) recebeu, nesta segunda-feira (08/04), a visita do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Decotelli. Participaram do encontro, na sede da Seduc, a governadora em exercício, Izolda Cela, a secretária da Educação, Eliana Estrela, e os secretários executivos Rogers Mendes, Jussara Luna e Rita Colares.

De acordo com a governadora em exercício, a reunião teve o objetivo de estreitar os laços com o Ceará, resultando em boas estratégias de melhoria da execução financeira na área da educação naquilo que se refere ao FNDE. “A proposta do encontro é buscar mais eficiência a partir dos muitos projetos que tenham a execução financeira baseada no FNDE e que são muito importantes para estrutura da educação do Estado, entre os quais estão o programa de transporte escolar, da alimentação escolar, apoio para as escolas de tempo integral e tantas outras ações que os estados e municípios precisam dessa cooperação. Então, o presidente veio muito se colocando à disposição, querendo trocar informações com a nossa experiência aqui. Estamos com a previsão de organizar uma oficina do FNDE aqui no Ceará em breve com os municípios para ajudá-los a resolver e a encaminhar as pendências”, informou Izolda Cela.

“Vim aqui conversar, pedir ajuda e alinhar projetos para fazer com que os recursos para a educação sejam otimizados. Não queremos que o FNDE seja apenas repassador de recursos, mas possibilite pensamento crítico, preste contas à sociedade”, afirmou Decotelli.

Segundo o presidente do FNDE, a visita também teve como objetivo a troca de experiências na construção do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Viemos pedir apoio para aplicação do modelo cearense como proposta para o novo Fundeb. A experiência cearense tem dado certo e é exemplo”, declarou.

A secretária da Educação agradeceu ao presidente pela visita à Seduc e ressaltou a importância da parceria com o FNDE para fomentar ações que contribuam, cada vez mais, com a melhoria da educação cearense. “Acredito que diálogos como esse são importantes para resultar em avanços na execução financeira dos recursos para a educação”, disse a secretária da Educação.

O FNDE é responsável por executar parte das ações do Ministério da Educação relacionadas à Educação Básica, prestando auxílio financeiro e técnico aos municípios e executando ações que contribuam para uma educação de qualidade. Entre os programas estão: Alimentação Escolar, Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Banda Larga nas Escolas e Plano de Ações Articuladas. Além de realizar esses programas, o FNDE também é responsável por repassar o Fundeb aos estados.