Izolda Cela participa de encerramento do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades

16 de março de 2019 - 16:45 #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria Queiroz Neto - Fotos

Saúde, Meio Ambiente, Educação, Sustentabilidade, Mobilidade e Primeira Infância. Durante dois dias, a terceira edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, reuniu especialistas do Brasil e de outros países para debater ideias e melhorias na gestão pública de Fortaleza. Participando do encerramento, a vice-governadora Izolda Cela fez uma avaliação do evento. “O seminário já está no calendário de Fortaleza trazendo experiências exitosas do mundo todo e também é uma oportunidade de divulgar o que de bom estamos fazendo em Fortaleza. Quando ouvimos esses relatos podemos balizar o que estamos fazendo e isso se integra com o processo que estamos desenvolvendo em todo o Ceará”, afirmou.

O compartilhamento de informações visa contribuir com soluções que deem mais agilidade aos serviços públicos disponíveis na Cidade. O evento foi realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Relações Internacional e Federativas (Cerif), entre os dias 14 e 16 de março, no Centro de Eventos do Ceará.

“A expectativa é que esses debates e reflexões sirvam de incentivo para que a gente coloque algumas ações em prática já a partir de segunda-feira. Mas além disso, essa experiência vai nos trazer novas parcerias e apoio técnico para desenvolver projetos que melhorem a vida das pessoas”, declarou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Para a titular da Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), Patrícia Macedo, o seminário fortalece a relação entre a gestão e os cidadãos. “Queríamos trazer experiências comprovadamente de sucesso para enriquecer a nossa gestão e continuar desenvolvendo ações para entregar serviços e equipamentos de alto nível para as pessoas. Estamos muito satisfeitos com essa troca para fazermos muito mais por Fortaleza”, disse a secretária.

Painéis de sábado

A participação popular traz ganhos reais para os cidadãos e colabora para políticas públicas mais eficientes. Com os moradores cada vez mais preocupados com o que acontece nas cidades, os governos se empenham em integrar serviços que facilitem a vida dos moradores.

O primeiro painel deste sábado (16/03) foi explanado pelo diretor e confundador do Instituto Tellus,Germano Guimarães. A fundação é especialista em inovação e design em serviços públicos. Durante a palestra, Guimarães apresentou, ideias inovadoras aplicadas pelo Instituto nas cidades de São Paulo, Santos e Pelotas no Rio Grande do Sul que modificaram a realidade dos moradores, especialmente na área da saúde.

“Estou acompanhando Fortaleza e todas as ações inovadoras que acontecem na cidade e acredito que vocês são um laboratório de boas práticas de gestão pública. Nossos projetos são a pequeno e médio prazo, até em virtude do tempo dos mandatos, sempre desenvolvendo ações que permitam que o o poder público se coloque no lugar daqueles que necessitam dos serviços”, explicou o especialista.

O segundo e último painel tratou sobre cenários urbanos e a melhoria dos espaços públicos para promover bem – estar aos moradores. Plano seguido intensamente pela gestão do prefeito Roberto Cláudio que em seis anos, já requalificou mais de 300 praças nas sete regionais da Cidade. Além disso, passam por intervenções urbanas, a Avenida Beira Mar, Praia de Iracema e o Centro da Capital.

Os panoramas das grandes cidades foram debatidos no último painel, pelo ex-prefeito de Barcelona e vice-prefeito responsável pela preparação da cidade para os jogos olímpicos de 1992, Joan Clos. Barcelona enfrentava uma grave crise fiscal e econômica, após uma ditadura, quando poder público, cidadãos e iniciativa privada se uniram para usar os jogos como alavanca para as mudanças implementadas na cidade.

“Passamos por uma transformação urbanística e usamos a experiência dos jogos para recuperar áreas muito degradadas como o litoral de Barcelona. Mas isso só foi possível após um intenso debate onde percebemos que só a união dos poderes, independente de partidos políticos, poderia tirar Barcelona da recessão”, disse Clos.

Além da autoridade espanhola, outro palestrante internacional compartilhou experiências existosas. Jorge Pérez, diretor de Planejamento de Medellín (2012-2015), durante a gestão do prefeito Aníbal Gaviria, falou sobre o processo de reconstrução da cidade que em 13 anos venceu o crime e o narcotráfico para virar cidade modelo.

Responsabilidade ambiental

O Seminário Internacional de Políticas Públicas para Cidades segue uma política de responsabilidade ambiental, desde sua primeira edição, em 2017, com a ação de neutralização de carbono, além da utilização de copos ecológicos, papéis recicláveis e ecobags.

Parcerias

O 3º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades contou com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Universidade Federal do Ceará, Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J Macêdo, Café Três Corações, Unifor, iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Meu Copo Eco e Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra.