Vice-governadora destaca Programa de Alfabetização na Idade Certa em evento nacional sobre educação

20 de fevereiro de 2019 - 09:50 # # # #

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, palestrou sobre a importância da alfabetização no seminário “Educação Já: Prioridades para a Educação Básica e os desafios de implementação”. O evento, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, termina nesta terça-feira (19).

A vice-governadora Izolda Cela esteve à frente do painel “Alfabetização em Regime de Colaboração Estado-Municípios: caminho para o Brasil?”. Juntamente com o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, Haroldo Correa, e Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social, a professora Izolda Cela, que é mestre em Gestão e Avaliação, destacou as principais ações realizadas pelo Ceará no âmbito da alfabetização e sobre o sucesso do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

No painel, Izolda Cela destacou a importância de uma política integrada de alfabetização. “Para estabelecermos uma integração nesse processo é preciso ter clareza de alguns pontos: o primeiro é a importância da alfabetização e o segundo é o papel do estado nesse contexto, que ele é um corresponsável por toda a educação pública, outro ponto é a presença de uma liderança política que esteja à frente de uma estruturação de um processo de governança.

A vice-governadora também destacou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará como experiência de sucesso no processo de alfabetização. Para Izolda Cela no caso do PAIC, “foi de fundamental importância termos como norte, os eixos principais: o apoio ao professor, o apoio da gestão municipal, um processo contínuo de avaliação e monitoramento, além da formação de leitores desde a educação infantil”.

Também estão no evento, o secretário executivo da Educação do Ceará, Rogers Mendes, e o deputado federal e ex-secretário da educação, Idilvan Alencar.

O evento

O seminário é promovido pelo Todos pela Educação, Fundação Getúlio Vargas e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT. Trata-se do primeiro grande evento do ano com discussões sobre Educação Básica no Brasil e contará com a presença de autoridades dos Governos Federal, Estadual e Municipal, de gestores e ex-gestores públicos, de profissionais da Educação, de acadêmicos e de representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, estão sendo abordados temas como: “Os desafios políticos das reformas educacionais e a importância de coalizões para superá–los”; “Prioridade Política: a qualidade da Educação na pauta política do país: desafios e caminhos”; “Governança na Educação: como regulamentar a cooperação entre União, Estados e Municípios?”; “Profissão Professor no Brasil: desafios e oportunidades para promovermos mudanças estruturantes”; dentre outros.