Tempo Integral: Vice-governadora inaugura escola Professor Edgar Linhares, em Sobral

22 de janeiro de 2019 - 09:13 # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

Na noite desta segunda-feira (21), a vice-governadora Izolda Cela participou da inauguração da 5a escola de tempo integral do município de Sobral. Trata-se da Escola Municipal Professor Edgar Linhares Lima. Localizada no Residencial Nova Caiçara, a instituição tem capacidade para atender 540 estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“Um momento como esse é um dos que mais me encoraja e me enche de esperança para a melhoria da educação. Os professores de Sobral têm muito conteúdo para oferecer. Os alunos, por outro lado, têm muito a ganhar com uma escola como essa”, disse Izolda Cela.

Os estudantes terão atividades na escola das 7h às 16h. Durante este período, serão servidas três refeições, incluindo almoço.

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, falou sobre o impacto da educação na melhoria social. “Nós não vamos evoluir como sociedade enquanto o ensino não for democratizado para todos os extratos sociais. Estamos entregando à comunidade da Nova Caiçara um equipamento com uma estrutura melhor do que qualquer escola privada em Sobral”, afirmou.

O senador eleito Cid Gomes, natural de Sobral, também participou da inauguração. “Quero parabenizar todos os que fazem a educação de Sobral. É graças a essas pessoas que o nosso município é referência na educação no cenário nacional e internacional.

Estrutura

A escola é a maior unidade da rede pública municipal com área total construída de 3.906,08 m², distribuídos em três pavimentos, com acesso por escadas e dois elevadores. O novo equipamento conta com 12 salas de aula, biblioteca, dois laboratórios de informática, laboratório de ciências, laboratório de matemática, quadra poliesportiva coberta (com vestiários), sala do grêmio, auditório com capacidade para 120 pessoas, bloco administrativo com diretoria, secretaria, sala de professores, coordenação pedagógica, refeitório e cozinha. As salas serão temáticas, ou seja, quem troca de sala são os alunos, não os professores.

O investimento para a construção do equipamento foi de R$ 8,2 milhões, com recursos dos Governos Federal e Municipal. Nas escolas de tempo integral os estudantes têm carga horária ampliada nas disciplinas da base comum (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês), além de disciplinas diferenciadas como, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Introdução à Pesquisa, Formação Humana e Práticas Experimentais nos Laboratórios, disciplinas eletivas e diversos clubes juvenis de acordo com o interesse do aluno, como xadrez, handball, clube de convivência, entre outros.

“Essa escola tem tudo o que é necessário para o bom aprendizado. Com o regime de tempo integral, os professores vão ter mais tempo para desemprenhar o projeto educativo, os pais vão ficar mais tranquilos por saberem que os seus filhos vão estar em um lugar seguro e os alunos vão ter mais conteúdo para absorver. Todos saem ganhando”, salientou Izolda.

Homenagem

Natural de Santa Quitéria, Edgar Linhares Lima sempre militou na educação, como professor e depois como formulador de políticas públicas. O educador foi um importante personagem que auxiliou o município de Sobral na reformulação da sua política de educação.

O especialista em leitura desenhou e implementou a metodologia utilizada na primeira avaliação externa de aprendizagem aplicada nas escolas municipais de Sobral, no ano de 2000, e também foi responsável pela definição e implementação do novo método de ensino na rede municipal, com foco na leitura e escrita. Edgar Linhares também foi um dos coordenadores do que veio a ser embrião do Programa de Alfabetização na Idade Certa, transformando a história da educação de Sobral e de todo o Ceará.