Vice-governadora Izolda Cela participa de encontro sobre Gestão Pública e Educação na Inglaterra

28 de novembro de 2018 - 15:19 #

Giuliano Vandson - Repórter

Entre os dias 25 e 30 de novembro, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e mais 65 autoridades brasileiras (entre governadores, parlamentares, especialistas, empresários e terceiro setor) se reúnem em um fórum para debater gestão pública e educação. O encontro é realizado na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Além de Izolda Cela, participam o secretário chefe de gabinete do Governo do Ceará, Élcio Batista, o senador eleito pelo Ceará, Cid Ferreira Gomes e o ex-prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda.

A participação do Ceará no encontro, se deve aos resultados obtidos na educação pelo Estado na última década. Atualmente, 82 das 100 melhores escolas públicas do Brasil, são cearenses. O Ceará também têm se destacado nas avaliações nacionais de qualidade de ensino, ocupando as primeiras colocações quando o assunto é ensino fundamental.

Encontro de Autoridades: Uma nova agenda para a Gestão Pública do Brasil

Coordenado pela Fundação Lemann, a temática do encontro é que as autoridades discutam propostas que possam ser aplicadas nos próximos mandatos para melhorar a qualidade da área de recursos humanos dos seus governos e buscar soluções para aprimorar o mecanismo de seleção das pessoas que vão ocupar os cargos de liderança do segundo e terceiro escalões dos governos.

“É um encontro que visa, de forma propositiva, um debate de visões plurais sobre temas muito importantes. Educação é uma prioridade do Ceará, tivemos grandes avanços nos últimos anos, mas não podemos nos acomodar. Trazemos as nossas experiências para cá e vamos ouvir aqueles que também tem boas ideias na área”, explica a Izolda Cela.

O curso é promovido pela Fundação Lemann e conta com o apoio da Fundação Brava e da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford para o pilar de gestão pública e do Todos pela Educação para a agenda de educação. A agenda conta com palestrantes como Barbara Bruns (Centro para o Desenvolvimento Global, EUA) Evan Marwell (CEO da Education Superhighway, EUA), Cristián Cox (Ex-Diretor do Programa de Melhoria de Qualidade e Equidade da Educação Básica no Ministério da Educação do Chile) e Ju-Ho Lee (Ex-Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Coréia do Sul).

Gestão de pessoas no setor público

A primeira parte do encontro debate a gestão de pessoas no setor público, que é fundamental para que governos possam entregar serviços de qualidade à população. A proposta é criar um ambiente de respeito, troca de experiências e pluralidade de ideias para que atores-chave para o desenvolvimento do país incluam esse desafio na agenda nacional.

Prioridades em educação para os próximos anos

Já em educação, os temas centrais são os desafios da carreira docente, formação de professores na implementação de novos currículos alinhados à Base Nacional Comum Curricular e a tecnologia como viabilizadora de reformas educacionais em escala.