Videomonitoramento começa a operar em Sobral; Região Norte ganha 33 viaturas

4 de julho de 2018 - 20:09 # # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria
Queiroz Netto - Fotos

A cidade de Sobral é o 26° município do Ceará a possuir o sistema de videomonitoramento. Nesta quarta-feira (4), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, inaugurou as ações que integram Sobral ao sistema de câmeras da segurança pública do Ceará.

“Esse sistema de videomonitoramento possui câmeras potentes, tanto no giro de 360°, como na aproximação e leitura de placas de veículos, e isso já tem gerado resultados na recuperação de veículos roubados, como nos processos de investigação de veículos envolvidos na prática de delitos. Também no sistema de contratação de serviços. que faz com que a reposição seja feita em poucas horas, para garantir que o aparato esteja funcionando bem”, explica a vice-governadora.

Serão 20 câmeras dispostas pela cidade – entre as com giro 360 graus, as com tecnologia para ler placas de veículos, além de uma câmera interna na sala de videomonitoramento. São 38 municípios cearenses contemplados, da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior, com população acima de 50 mil habitantes e que passam a  contar com o sistema de videomonitoramento integrado. O investimento total do Governo é da ordem de R$ 20 milhões por ano para as cerca de 700 câmeras no Interior e RMF.

Para o prefeito Ivo Gomes, o sistema é mais um grande benefício por parte do Governo do Ceará para o município. “A população tem que saber dos investimentos feitos de forma maciça pelo governador Camilo Santana em segurança pública. Seja com a ampliação do efetivo da policia civil e militar, seja com o aparato tecnológico que se inaugura em Sobral, com 20 câmeras que é um investimento grande em prevenção e elucidação de crimes”, destaca o prefeito de Sobral.

Mais viaturas na Zona Norte

Além do início do videomonitoramento, os municípios da região Norte que integram a Área de Segurança Integrada (AIS) 14 também receberam 33 viaturas que vão reforçar a segurança dos municípios. Os veículos incluem tablets para monitoramento das operações em tempo real, em substituição aos TMDs (Terminais Móveis de Dados), e são dotados com GPS para traçar as rotas percorridas das viaturas e realizar o rastreamento das ocorrências.

“Todos os municípios da AIS14 serão contemplados com viaturas. O Governo está utilizando o sistema de locação que garante que não faltem viaturas nas ruas em casos de manutenção e que não gere desfalque no efetivo”, reforçou Izolda Cela.

Fazem parte da AIS14, os municípios de Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Cariré, Carnaubal, Chaval, Coreaú, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Martinópole, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Desde 2015, o Governo do Ceará já entregou 2.175 viaturas para a SSPDS. São 1.082 veículos diversos e 1.093 motos. Também no evento, foi realizada a entrega, pela vice-governadora e pelo prefeito Ivo Gomes, de novos veículos à Secretaria da Segurança e Cidadania do município. São 13 motos e 2 viaturas (modelo Duster), que irão ampliar a frota da Guarda Civil Municipal, representando investimento de R$ 461.948,76 do Tesouro Municipal.