Governo do Ceará reinaugura Abrigo dos Idosos com novas instalações

28 de junho de 2018 - 13:14 # # #

Assessoria de Comunicação da STDS - Texto
Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora Izolda Cela e o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina, reinauguraram, nesta quarta-feira (27), o Abrigo dos Idosos e entregaram o novo bloco de lazer e entretenimento do equipamento, espaço composto por seis salas para realização de sessões de cinema, atividades de beleza e reuniões de grupos de convivência, além de auditório com capacidade para 100 pessoas. “Seguimos aprendendo a lidar com o processo de envelhecimento da nossa sociedade, que está vivendo mais tempo, o que é muito bom, e precisando viver com mais qualidade. Então é necessário haver uma transformação cultural com relação à forma como vemos os idosos, além de compreendermos o papel e a importância das pessoas de mais idade”, destacou Izolda Cela, durante a solenidade.

Na ocasião, também foram celebrados termos de compromisso com a Secretaria da Cultura (Secult) para levar aos acolhidos pelo Abrigo ações dos projetos Agentes de Leitura, Fomento e Incentivo à Cultura, Curadoria de Filmes, entre outros; com a Secretaria de Saúde (Sesa) para fornecimento de equipamentos e medicamentos; e com a Prefeitura de Fortaleza que, através da Coordenadoria Especial de Idosos, implementará o Projeto Hortas Sociais na unidade.

“Trabalhamos com um público muito vulnerável. São pessoas que foram negligenciadas por suas famílias, muitas vezes com histórico de violência, então o cuidado tem que ser redobrado. E hoje destacamos a importância não só da nova estrutura física, mas também das parcerias que firmamos. Temos que ocupar esse espaço com ações diversas sempre focando no melhor atendimento aos idosos”, ressaltou o secretário Ibiapina.

Proteção reforçada

Destinado ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de autocuidado na vida diária, abandonados pelos familiares ou que não tenham condições de prover seu próprio sustento, o Abrigo dos Idosos, cuja capacidade de atendimento é de 80 pessoas, oferece atividades pedagógicas e lúdicas, fisioterapia, educação física, artes e musicoterapia. Atualmente, 76 idosos, sendo 36 homens e 40 mulheres, recebem proteção integral e cuidados especiais para a preservação de sua saúde física e emocional.

“O que o Governo do Estado propõe é uma política de atenção maior para essa população. Nossa parceria com a STDS vai desde a participação de profissionais aqui na unidade até o fornecimento de equipamentos e medicamentos. E o que marca esse momento é o reforço de ações cooperadas e intersetoriais para o fortalecimento do nosso objetivo maior que é garantir mais qualidade de vida a esses cearenses”, apontou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Henrique Javi.

Estrutura reforçada

Além do novo bloco de Lazer e Entretenimento, a estrutura da unidade também dispõe de 26 dormitórios, blocos de Administração, de Saúde e de Nutrição, que contemplam, respectivamente, salas de recepção, apoio, reunião e direção; consultórios para atendimentos médico, de enfermagem, fisioterapia e odontologia; e refeitórios para idosos e funcionários, além de cozinha industrial e almoxarifado. Os idosos participam, ainda, de exercícios de hidroterapia na piscina do Abrigo, onde os fisioterapeutas utilizam bolas flutuadoras, caneleiras, coletes e esteiras para as atividades funcionais. Outro reforço para a unidade são as parcerias com os grupos voluntários Braços Abertos, Risonhos, Sorriso Grisalho e Luz de Vida.

Novos conselheiros do Ceas e do Cedi

Nesta quarta-feira (27), a vice-governadora Izolda Cela e o secretário Ibiapina deram posse a 40 novos colegiados do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI) e outros 36 do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS). “O papel dos conselhos é extremamente importante e esperamos contribuir junto aos colegiados na construção de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, assim como na execução da política de Assistência Social”, afirmou Ibiapina. Os conselhos são novos espaços institucionais definidos na legislação ordinária para concretizar a participação e o controle social recomendados na Constituição Federal de 1988. O mandato dos conselheiros do CEDI e do CEAS terá duração de dois anos. Em ambos, a mesa conselheira é dividida de forma paritária, entre sociedade civil e poder público.

Composto por 36 membros, entre representação do governo e de organizações de trabalhadores, entidades e organizações socioassistenciais e usuários da Política de Assistência Social, o CEAS empossa este ano o 11º colegiado. Já o CEDI é formado por 40 membros de representação de entidades de assistência e de defesa de direitos de idosos, comunidade científica das áreas de geriatria e gerontologia, e representantes de aposentados idosos. Em setembro de 2015, o governador Camilo Santana sancionou a lei de criação do CEDI, vinculado à STDS e, desde então, vigora com atribuições mais amplas e nova composição que passou de 24 para 40 integrantes.