Proares: Estado entregou 183 equipamentos sociais em 60 municípios

26 de junho de 2018 - 17:21 # #

Assessoria de Comunicação da STDS - Texto
Queiroz Netto - Fotos

“O Proares II é resultado do trabalho e engajamento do governo junto aos municípios. As obras que entregamos representam uma nova oportunidade de vida para milhares de cearenses. Este é um projeto que abrange não apenas os equipamentos sociais, mas a trajetória de muita gente, seja de quem recebe um atendimento no Cras, em um Centro de Esportes, ou em uma biblioteca. O governo do Ceará está chegando onde ninguém chega, e isso faz toda a diferença na vida de muitas famílias”, ressaltou a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, durante a abertura do seminário de encerramento do Proares II, que ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no Hotel Marreiro. O evento reuniu prefeitos e secretários de Assistência Social dos 60 municípios beneficiados com o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II).

“Ainda estamos colhendo os frutos desse projeto que tem beneficiado mais de 80 mil famílias cearenses nos últimos anos. Hoje estamos fechando um ciclo que só foi possível graças a parceria dos municípios e do comprometimento da equipe do Proares. Além dos 183 equipamentos que entregamos aos 60 municípios contemplados no programa, levamos capacitação e estamos transformando a realidade de muitas crianças, adolescentes e adultos do nosso Estado”, frisou o titular da STDS, Francisco Ibiapina, que participou da solenidade de abertura ao lado do consultor do BID, Francisco Ochoa.

Transformação Social

Para o consultor do BID, Francisco Ochoa, o Proares tem uma importância gigantesca para a política da assistência social desenvolvida no Ceará, principalmente nesta crise por qual passa o País. “Penso que nosso maior desafio agora é continuar investindo na assistência social, fazendo com que cada real que empenhamos nesta causa tenha um impacto na vida das pessoas que mais necessitam e que infelizmente ainda vivem na extrema pobreza. Acho que o nosso dever é chegar cada vez mais próximo desse público, entendendo que independentemente do recurso que temos disponível, há uma demanda que diz respeito a todos nós, sociedade civil e governo. É a urgência por dignidade e por direitos”, completou Ochoa.

Promovido pela STDS, por meio da Unidade de Gerenciamento do Proares, o evento reuniu representantes do BID, e das secretarias Estaduais parceiras (Seduc, Sesporte, Seas, Secult e Seplag), do Unicef, Sine/IDT e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). A palestra magna com o tema “O Proares no Contexto da Pobreza e Desigualdade Social no Ceará”, foi ministrada pelo economista do Ipece, Jimmy Oliveira.

Obras sociais

Desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) conclui, oficialmente, as atividades no Ceará, contabilizando a construção de 183 equipamentos sociais, em 60 municípios cearenses, beneficiando 84.160 crianças e adolescentes.

O Proares II é um dos maiores programas de reformas sociais do Ceará. Além de construir dezenas de equipamentos e qualificar a estrutura social nos municípios, o programa leva capacitação e promove o acesso e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas, sobretudo crianças, adolescentes e suas famílias, justamente nas comunidades mais carentes do Estado.

Executado nos últimos oito anos, o Proares II viabilizou a construção de 65 equipamentos esportivos para 36.450 crianças, 52 Centros de Educação Infantil (CEI) e duas Bibliotecas, para melhorar a educação de mais de 8.460 crianças; 21 Polos de Convivência Social garantindo mais cultura, esporte e capacitação profissional para 10.500 pessoas; 41 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), trazendo mais bem-estar para 28.750 mil famílias.

Qualificação

Foram construídos, ainda, dois centros de atendimento socioeducativo: a Unidade Provisória Dr. Zequinha Parente, em Sobral – com capacidade para 40 adolescentes e proposta de atendimento regionalizado –, e a Unidade de Semiliberdade Mártir Francisca, em Fortaleza, um complexo com quatro casas, numa perspectiva de clima residencial, possibilitando o convívio familiar e participação dos adolescentes em atividades comunitárias.

Além da construção e monitoramento de 183 equipamentos sociais, o Proares II garantiu a qualificação de centenas de técnicos e gestores estaduais e municipais, realizou seminários e oficinas e promoveu, com a participação das comunidades beneficiadas, planos de ação e atividades de inclusão social e inserção produtiva para jovens em risco social e pessoal.

Municípios beneficiados

Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Caririaçu, Catarina, Chaval, Choró, Croatá, Graça, Granja, Itapipoca, Itarema, Itatira, Madalena, Maranguape, Parambu, Saboeiro, Salitre, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Uruoca, Viçosa do Ceará, Aratuba, Aiuaba, Miraima, Quixelô, Pereiro, Paramoti, Tarrafas, Arneiroz, Ibaretama, Araripe, Morrinhos, Assaré, Cariré, Tamboril, Santana do Cariri, Ipueiras, Boa Viagem, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral, Martinópole, Santana do Acaraú, Massapê, Coreaú, Pires Ferreira, Caridade, Capistrano, Jardim, Palmácia, Acaraú, Jijoca de Jericoacoara, Apuiarés, Campos Sales, Iguatu, Cariús, Mauriti, Pedra Branca e Monsenhor Tabosa.