Distrito de Matões, em Caucaia, recebe Centro de Referência da Assistência Social

23 de junho de 2018 - 20:47 # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria
Queiroz Netto - Fotos

Os moradores do Distrito de Matões, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, agora dispõem de um novo equipamento para serviços de proteção social básica, socioassistenciais e de proteção social especial. A vice-governadora Izolda Cela e a primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, estiveram na localidade na tarde deste sábado (23) para a entrega oficial do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Participaram do evento o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, além de diversas autoridades do município.

Para a vice-governadora Izolda Cela o Cras tem uma missão com as famílias de maior vulnerabilidade e que precisam de uma maior atenção. “O equipamento faz parte de uma rede de assistência social e permite ao município ter a condição de acompanhar melhor a sua população, principalmente aqueles que mais precisam. Nós compreendemos que a cooperação do Governo do Ceará junto aos municípios, em um equipamento como esse, fortalece uma política que precisa muito ser fortalecida e é a possibilidade do município trabalhar em uma linha de prevenção de muitos dos problemas e das vulnerabilidades que afetam nossa sociedade”, destacou Izolda Cela.

O Cras do Distrito de Matões recebeu investimentos de aproximadamente R$ 600 mil, entre recursos do Governo do Ceará, via Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e da Prefeitura de Caucaia. A meta é atender cerca de duas mil famílias por ano.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, destacou a importância do equipamento para a população do município. “Nossa preocupação é dar atenção aos cearenses que mais necessitam e esse espaço chega para dar condições à população mais carente do nosso Estado. Os diversos serviços que serão ofertados aqui pela equipe de profissionais contratados para cuidar das pessoas irão contribuir para uma qualidade de vida mais digna” enfatizou.

“A prefeitura de Caucaia se sensibilizou e verificou a necessidade da sua população em ter acesso aos serviços sociais e se dispôs a entrar em parceria e cofinanciou esse equipamento que vai trazer serviços de proteção e atenção integral à família, de fortalecimento de vínculos, o programa de visitação do criança feliz também vai ser fortalecido na região trazendo, de fato, maiores benefícios e uma melhor qualidade para essa população da região”, reforça o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina.

Dentre os serviços que prestados no Cras estão o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio do Programa de Atenção Integral à Família (Paif); ações voltadas a pessoas com deficiência e aos idosos; e atividades estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Cras

Os Centros de Referências da Assistência Social (Cras) funcionam como uma rede de atendimento e acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social.

A estrutura é a porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e opera como referência para encaminhamentos à Proteção Especial. Lá, crianças, jovens e adultos recebem acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.