Ceará Pacífico: Seas e ESP assinam Termo de Cooperação para capacitação de profissionais do Sistema Socioeducativo

22 de junho de 2018 - 17:46 # # #

Lígia Freitas - Assessor de Comunicação da Seas
Queiroz Netto - Fotos

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) firmou, nesta quinta-feira (21), na sede da Vice-Governadoria do Ceará, parceria com a Escola Pública de Saúde do Estado do Ceará (ESP), objetivando fortalecer o Programa de Educação Permanente para os profissionais que atuam nas unidades socioeducativas do Estado relacionadas à saúde mental dos adolescentes.

Durante o evento, a Vice-Governadora, Izolda Cela, reforçou a importância de ações como esta no Sistema Socioeducativo. “A parceria com a Escola traz uma contribuição valiosa, tanto no sentido de oferecer com muito mais propriedade e qualidade os programas de formação para as equipes, claro que a gente tem como objetivo finalístico a melhoria do serviço, mas, profissionalmente, também, para as pessoas que estão nas suas funções é muito importante ter a oportunidade de expandir o horizonte, o conhecimento e também o serviço a ser prestado em áreas tão sensíveis com relação, por exemplo, à saúde mental”.

Também fez parte da programação do evento o encerramento da primeira turma do Curso com temática em Substâncias Psicoativas, realizado pela Cruz Azul no Brasil. O curso aconteceu na Escola de Saúde Pública.

Na ocasião também foram apresentados os detalhes do Programa de Educação Permanente, com a participação dos tutores que estarão envolvidos nesse processo.

A parceria com a Escola de Saúde Pública reforça o pacote de ações que a Seas vem implementando desde sua criação para reordenar e qualificar o atendimento aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, como destaca o superintende da Seas “A parceria com a Escola de Saúde Pública vem no sentido de trazer o conhecimento para as equipes e trazer novos fluxos, novas possibilidades na melhoria do atendimento. ”

Na ocasião, o Superintendente da Escola de Saúde Pública, Dr. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, e o Superintendente da Seas, Sr. Cássio Franco, assinaram o Termo de Cooperação Técnica entre as entidades para formalizar o trabalho conjunto.

A solenidade também contou com a presença do articulador da Cruz Azul, Pastor Nelson Massambani, do Diretor de Educação Profissional da Escola de Saúde Pública do Ceará, Caio Garcia Correia Sá Cavalcanti, da Coordenadora das Diretrizes Pedagógicas da Seas, Francisca Silva, da Coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Seas, Ana Tavares Cruz, da representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Harrismana de Andrade Pinto, e da Supervisora do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Aline Teles de Andrade.

Início

O programa objeto da parceria começou no último 18 de maio, com o curso à distância: “Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras drogas”, que faz parte do Projeto Itinerários do Saber da ESP.

Cruz Azul no Brasil

As ações do Programa de Educação Permanente também contaram com a expertise da Cruz Azul no Brasil, que ministrou o curso de “Agente Comunitário em Substancias Psicoativas”, realizado nas dependências da ESP e certificou 103 profissionais do Sistema Socioeducativo.