Litoral Norte: Vice-governadora inaugura Centros de Educação Infantil em Granja e Camocim

18 de junho de 2018 - 17:39 # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-governadoria
Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora Izolda Cela e a primeira-dama do Ceará, Onélia Leite Santana, inauguraram, neste sábado (16), o Centro de Educação Infantil Professora Suzana Maria Saboia Galliez de Albuquerque, no bairro Boa Esperança. O empreendimento contou com investimentos no valor de R$ 1,1 milhão, oriundos do Governo do Ceará, com linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município de Camocim, para construir, mobiliar e equipar o novo espaço educacional.

O equipamento possui capacidade para atender crianças nos dois turnos e também turmas em tempo integral. Tendo em sua composição: salas de aula climatizadas e berçários no bloco pedagógico, além de bloco administrativo, com salas de serviço e pátio recreativo.

A primeira-dama do Ceará elogiou o empenho da gestora municipal pela constante parceria com o Governo do Estado. “Vejo em Monica uma prefeita dedicada em todas as etapas dos projetos realizados. Com atenção para não perder os prazos para a entrega das informações técnicas e dos documentos necessários, acompanhando não apenas a obtenção dos recursos, mas também todo o período de execução das obras. Além disso, ela se envolve efetivamente nas parcerias através das contrapartidas do município”, afirmou.

O novo CEI oferecerá condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade para até 200 crianças de 2 a 6 anos, através de um conjunto de ações nas áreas de estimulação, educação, alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias. Na ocasião, foi assinada a Ordem de Serviço da Praça Mais Infância, localizada no Bairro Olinda e contou com a presença da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, deputado estadual Sérgio Aguiar, do secretário Estadual do Desenvolvimento Social, Francisco Ibiapina e do vice-prefeito, Chiquinho do Peixe.

CEI Granja

Na sexta, a vice-governadora, acompanhada da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, entregou um Centro de Educação Infantil (CEI) para as crianças de Adrianópolis, o distrito de Granja, no Litoral Norte. Acompanhada da prefeita de Granja, Amanda do Romeu, dos secretários Francisco Ibiapina (STDS) e Rita Colares (Seduc), participou da inauguração do equipamento que possui capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos. No total, o Governo do Ceará entregará cerca de 160 CEIs. Com o equipamento de Granja foram inaugurados 33, sendo 24 pela Seduc e 9 pela STDS.

Praças Mais Infância

O equipamento é composto por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. A Praça Mais Infância de Granja terá uma área de 1.672.90 m² e o investimento total é de R$ 982.113,81. Em Camocim, a praça possui área de 2.353,71 m² e o valor total investido será de R$ 946.824,63. As praças serão construídas por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento 80% financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% de contrapartida do município, que também cede o terreno para a construção.

Foram inauguradas as Praças Mais Infância de Viçosa do Ceará, Acaraú e São Benedito. Estão previstas mais 29 Praças Mais Infância e os municípios definidos para receber são: Amontada, Acopiara, Aquiraz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi.

CEIs

O Centro de Educação Infantil (CEI) proporciona oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças. A melhoria da educação para esse público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. O centro é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. Tem a capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos. Os CEIs de Camocim e Granja receberam investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes do Governo do Ceará, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de contrapartida do município. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil. O Governo do Ceará entregará cerca de 160 CEIs. Já foram inaugurados 32, sendo 23 pela Seduc e 9 pela STDS.