Reunião define estratégias de atuação do Projeto Abrigar

15 de maio de 2018 - 11:48 # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotos

A educação de crianças e adolescentes em situação de abrigo é uma das preocupações do Governo do Ceará. Na perspectiva de debater ações para o Projeto Abrigar, a vice-governadora Izolda Cela se reuniu com representante das instituições envolvidas com a iniciativa. O encontro aconteceu na tarde da última segunda-feira (14), na sede da Vice-Governadoria.

“Nós temos que pensar que, quem tem menos, precisa de mais. E hoje tivemos uma reunião muito proveitosa, onde decidimos criar um grupo de trabalho mais restrito para deliberar medidas do Projeto Abrigar. É essencial dar a essas pessoas boas condições de ensino e oportunidades no mercado de trabalho”, disse Izolda Cela.

Uma das medidas sugeridas foi a criação de um projeto de tutoria e acompanhamento de ensino. Também foi discutida a possibilidade de implementação de escolas e abrigos padronizados, proporcionando um melhor desenvolvimento para as crianças e adolescentes.

Adauto Farias é empresário e faz parte do Projeto Abrigar. Ele comemorou os avanços na educação do Estado. “Temos atingido resultados muito acima do esperado. Estamos traçando objetivos muito claros, que estão ao alcance de todos. Então eu acredito que, em pouco tempo, vamos resolver um problema que vem acontecendo há décadas, que é a situação educacional dos nossos jovens que estão nos abrigos”.

Projeto Abrigar

O projeto Abrigar é uma ação de promoção da cidadania de jovens, que integra uma ampla rede de parceiros que inclui a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) do Governo do Estado do Ceará, a Superintendência Regional do Trabalho do Ceará (SRTE/CE), o Tribunal de Justiça do Ceará, o Ministério Público Estadual, a Federação das Indústrias do Estado (Fiec) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), e o Sistema Fecomércio, por meio do Senac Ceará.