CE Pacífico encerra Ciclo de Oficinas de Integração ao Mundo do Trabalho para jovens do Grande Bom Jardim

27 de abril de 2018 - 19:12 # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotos

Pra mim foi algo inovador, pois nunca tinha feito um curso na minha vida. Aprendi sobre entrevistas de emprego, elaboração de currículo, conduta profissional e investimento em redes sociais”, disse Larissa de Sousa, 14. Ela participou do Ciclo de Oficinas de Integração ao Mundo do Trabalho, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), por meio do Pacto por um Ceará Pacífico e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A iniciativa teve 20 horas/aula e foi voltada para jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos, atendidos pela rede socioassistencial. O intuito foi desenvolver atitudes e habilidades para inclusão social e econômica com ações de apoio e integração ao mundo do trabalho.

Essas oficinas significam oportunidades. Um jovem da periferia muitas vezes não tem portas abertas. As comunidades carentes estão ilhadas por causa da violência. E eu vejo nessas oficinas uma oportunidade para eles de inclusão no mundo do trabalho”, disse a facilitadora das oficinas, a assistente social Bruna França.

Empreendedorismo

Desde o ano passado, o Ceará Pacífico, mediante parcerias, vem fortalecendo o empreendedorismo econômico e social nas comunidades. Com o auxílio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o pacto realizou a formação de 334 pessoas em cursos como design de sobracelhas, pintura e textura de parede, bombeiro hidráulico e produção de eventos.

No caso dessas oficinas, o mais interessante é que os currículos elaborados pelos próprios alunos vão ser cadastrados no CIEE para que os jovens possam ser encaminhados para estágios nas empresas privadas e governamentais”, comemorou a coordenadora do Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim, Pedrita Viana.