Ceará Pacífico: Napaz promove ação de conscientização do ambiente escolar no Grande Genibaú

9 de abril de 2018 - 10:06 # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotos

“Cuidando do Américo”. A iniciativa, fruto de uma parceria entre Pacto por um Ceará Pacífico e Escola Municipal Professor Américo Barreira, buscou a conscientização e preservação do ambiente escolar por parte dos alunos. Ao todo, cerca de 100 estudantes do Ensino Fundamental II participaram das atividades na instituição de ensino do Grande Genibaú.

“A escola já vinha fazendo algumas reclamações em relação a depredação do patrimônio, pichações… E a gente resolveu trabalhar isso com base no fortalecimento do pertencimento dos alunos com o espaço da escola e com oficinas de rap e grafite. Acreditamos que esse seja o caminho certo para que esses jovens possam ter um entendimento melhor sobre a importância de ser ter um ambiente bem preservado”, disse o assessor do Ceará Pacífico no território do Grande Genibaú, Lucas Vidal.

Foram dois dias de atividades. No primeiro, os alunos fizeram um mapa afetivo do espaço, desenhando a vivência deles com o local. Já o segundo dia de atividades resultou em um muro revitalizado com a arte do grafite.

A diretora da escola, Edinusa Marques, falou sobre a parceria da escola com o Ceará Pacífico. “A nossa linha de trabalho sempre foi a de resgatar a importância da escola para a comunidade, já que essa é a única instituição de Ensino Fundamental II da região. E o Ceará Pacífico entendeu muito bem essa ideia, nos ajudando a humanizar e afastar nossos alunos do mundo da violência”.

Um novo olhar

Arthur Douglas Alves, 14, cursa o 8º ano no Américo Barreira. Na atividade do mapa afetivo, ele desenhou o que gostaria de ser a quadra ideal da escola. “A nossa quadra está com as redes das traves e as grades furadas. Atrapalha um pouco na hora de jogar futebol. Acho que a gente deve ter mais zêlo com a nossa escola, pro nosso próprio bem-estar”.