CE Pacífico: Governo do Ceará e comunidade definem atividades na Vila do Esporte e Lazer do Canindezinho

23 de março de 2018 - 20:48 # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotos

A secretária executiva da Vice-Governadoria do Estado e coordenadora dos territórios do Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia e o Secretário de Esporte do Ceará, Euler Barbosa, estiveram reunidos, nesta sexta-feira (23), com moradores e entidades do Grande Bom Jardim. O encontro aconteceu na Vila do Esporte e Lazer do Canindezinho e tratou da reativação das atividades no equipamento.

A reabertura da Vila está na matriz de prioridades do Ceará Pacífico no território do Grande Bom Jardim. “Nosso trabalho é fortalecer os serviços públicos na comunidade, fazendo a articulação entre a população e os gestores. A reabertura da Vila é fundamental no combate à violência na região. Não tenho dúvidas de que o esporte é uma ferramenta essencial para trazer a paz social para o Grande Bom Jardim”, ressaltou Carla da Escóssia.

O secretário Euler Barbosa falou sobre o prazo para o funcionamento da Vila. “Faltam apenas alguns ajustes para a Vila do Canindezinho voltar, efetivamente, a funcionar. Na próxima semana já queremos que tudo esteja normalizado. Estivemos aqui conversando com a comunidade e passamos as ações que nós pretendemos implementar”, disse.

Segundo Euler, a Secretaria de Esporte (Sesporte) vai oferecer atividades esportivas como futsal, vôlei, basquete, handebol, dança e artes marciais. “Além das atividades básicas, também vamos realizar o Pelc (Programa Esporte e Lazer da Cidade), que abrange também a arte e a cultura. Já durante o período das férias, vamos oferecer atividades para as crianças e adolescentes por meio do projeto Brincando com o Esporte”, complementou.

A importância do equipamento

José Ribamar, 56, é professor de judô e coordena o projeto Semear. Há 12 anos, na própria casa, ele ensina a arte marcial japonesa para crianças e adolescentes. Ele comemorou a vinda das autoridades à comunidade. “Essa iniciativa do Governo de vir aqui e conversar conosco sobre a reabertura da Vila é muito importante. Por meio do esporte, podemos tirar muitos jovens do mundo das drogas”.

No encontro, ficou definido a formação de um grupo da comunidade para defininir o modelo de gestão da Vila, trabalhando em parceria com a Sesporte em relação às atividades a serem desenvolvidas no local.