Izolda Cela participa de inauguração de Centro Educacional Infantil em S. Gonçalo do Amarante

16 de março de 2018 - 09:55 # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotógrafo

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, na noite da última quinta-feira (15), da inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Soares de Almeida, no município de São Gonçalo do Amarante. O novo equipamento, entregue pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem capacidade para atender 208 crianças de 0 a 5 anos.

“Pra mim é um motivo de festa estar inaugurando um equipamento como esse, que vai atender tantas crianças da região. Nós, enquanto sociedade, precisamos cuidar bem das nossas crianças. E, para isso, estamos no caminho certo, investindo cada vez mais na primeira infância ”, disse Izolda Cela em seu discurso.

A iniciativa faz parte do projeto Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. Ela também esteve presente na inauguração. “Esse é um investimento nas crianças dessa cidade. Com ações como essa, o Governo prova que está sempre perto dos municípios, dando todo o suporte necessário. Não estamos medindo esforços para dar, ainda mais, qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou.

A estrutura do Centro Educacional comporta quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A obra, supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), teve um investimento é de R$ 1,1 milhão. Destes, R$ 880 mil provenientes do Estado, através de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e contrapartida do município no valor de R$ 220 mil.

“Estamos inaugurando hoje uma das melhores creches da nossa cidade. Fico muito feliz em ver a alegria da população com a entrega de um equipamento como esse. Para transformar a nossa sociedade, é essencial que nós tenhamos uma educação de referência. E é isso que nós estamos procurando fazer”, finalizou o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho.

Centros de Educação Infantil no Ceará

Esse já é o vigésimo CEI inaugurado no Ceará. Os outros municípios beneficiados são: Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (2), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1), Viçosa (2), Itaitinga (1) e Farias Brito (1)

Recursos no valor de R$ 70,8 milhões, do integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil, já estão assegurados para a construção de 56 espaços educacionais com o mesmo padrão. Além disso, outros 64 Centros estão assegurados para as crianças cearenses. Ao todo, o Estado ganhará 120 CEIs.