Progerar inicia capacitação de 300 jovens e adultos em territórios do Ceará Pacífico

31 de janeiro de 2018 - 11:52 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Rogério Rodrigues - Fotógrafo

O Projeto Organização Socioprodutiva para Geração de Trabalho e Renda (Progerar – Trabalho e Cidadania) está capacitando jovens e adultos dos territórios Grande Vicente Pinzón e Grande Bom Jardim. A ação é fruto de uma parceria entre o Pacto por um Ceará Pacífico e Secretaria do Trabalho e Defesa Social (STDS).

Ao todo são 300 alunos, divididos entre nove turmas. Os cursos seguem até o mês de março, com aulas práticas e teóricas. A metodologia se dá por meio de Laboratórios Organizacionais instalados nas comunidades. Segundo a coordenação do Ceará Pacífico, o próximo território a receber o Progerar será o Genibaú.

Vicente Pinzón

Na noite da última terça-feira (30), foi iniciado, no CVT Portuário Manuel Dias Branco, o curso de empreendedores sociais voltado para jovens, lideranças comunitárias e microempreendedores do Grande Vicente Pinzón.

A secretária executiva da Vice-Governadoria e coordenadora de Gestão Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, Carla da Escóssia, esteve na solenidade de abertura do curso. “Uma das dimenções mais importantes do Ceará Pacífico nos territórios é a de qualificação e formação. E o nosso objetivo é dar condições para as pessoas da comunidade crescerem, disse Carla da Escóssia.

O curso tem duração de 55 dias, totalizando 170 horas/aula. Na seleção, os alunos foram avaliados por meio de currículo e redação. Um deles é Wellison Silva, 27, que enxergou no curso uma oportunidade de crescimento profissional. “Eu me interessei porque já tinha feito aulas de empreendedorismo no Sebrae e sei o quanto isso é importante.Vai me ajudar com as vendas de cosméticos”, comemorou.

Já na primeira semana de fevereiro, está previsto o início de novos cursos. Dessa vez, as capacitações serão de habilidades específicas: chocolateria, design de sobrancelhas, pedicure e manicure, lancheteria, organização de eventos, inglês, panificação e auxiliar administrativo. “O que nós queremos é fazer um trabalho em rede, para que os atores da comunidade possam trabalhar em empreendimentos coletivos ou, até mesmo, individuais, dando mais dinâmica ao mercado local”, disse o titular da STDS, Josbertini Clementino.

Bom Jardim

Em novembro do ano passado, o projeto chegou ao Grande Bom Jardim onde, atualmente, 48 pessoas também estão sendo qualificadas como empreendedores sociais.

O Ceará Pacífico, junto com a STDS, firmou parceria com instituições de base local (escolas e entidadades do bairro) e iniciou, nos dias 29 e 30 de janeiro, oito turmas para capacitação de habilidades específicas.

Progerar

O Projeto Organização Socioprodutiva para Geração de Trabalho e Renda (Progerar – Trabalho e Cidadania) foi lançado em 2016. Inserido no Ceará Pacífico, o projeto tem o objetivo de capacitar jovens e adultos na geração de capital social, contribuindo para inserção socioprodutiva e fortalecimento do processo de desenvolvimento local.