Abertura do Congresso dos Municípios Cearenses traz gestão fiscal como tema

18 de outubro de 2019 - 14:52 # # # #

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (17), a abertura dos trabalhos do I Congresso dos Municípios Cearenses (ICoMCe), realizado pela APRECE, e que compõe a programação da Feira do Conhecimento 2019. O tema da mesa de abertura foi: Eficiência da Gestão Fiscal Municipal no Ceará.

Para um público formado por prefeitos, secretários e políticos, a vice-governadora do estado, Izolda Cela, enalteceu a colaboração entre entidades e eventos. “É importante a conexão entre todos esses eventos, expor tecnologia e saúde, e fazer que os municípios percebam o seu próprio potencial. Quero agradecer a Aprece pelo trabalho no fortalecimento do municipalismo no Ceará. Temos desafios relacionados ao equilíbrio fiscal e controle da gestão, arrecadação e melhor uso do serviço público. Em nosso estado temos exemplos promissores de gestão e podemos fazer ainda mais com o engajamento dos municípios”, finalizou Izolda.

Já o presidente da Aprece, Nilson Diniz, destacou a importância do evento para fortalecer os municípios cearenses. “É com grande honra que realizamos esse congresso tão importante para que troquemos experiências sobre nossos municípios, principalmente sobre os de pequeno porte. Precisamos compreender a realidade desses lugares e através da avaliação de índices, melhorar a gestão fiscal e modificar suas histórias”.

Em seguida, o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, tomou a palavra e falou sobre a importância da colaboração entre entidades para o desenvolvimento a nível regional e nacional. “Nesse ano, além da Feira do Conhecimento, também estamos realizando a Feira de Soluções para a Saúde, da Fiocruz, e, é claro, esse Congresso dos Municípios. A cooperação é fundamental, pois são assuntos que tem ligação direta. Por meio de problemáticas apresentadas pelos municípios, a escola, a faculdade, o laboratório, buscam soluções em saúde e tecnologia para solucionar esses problemas. Portanto, ter um municipalismo forte e investimentos em ciência é fundamental”, explicou Inácio.

Também estiveram presentes na abertura do congresso a Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Deputado José Sarto, a Secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, o Presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Pontes, e Wandeson Oliveira, representando o Ministério da Saúde.

O I Congresso dos Municípios segue com programação aberta até o dia 18 de outubro.